Dados do Trabalho


Título

EXTRUSAO ESPONTANEA DE IMPLANTE ESFERICO MEDPOR: RELATO DE CASO

Objetivo

Descrever um caso atendido no ambulatório de plástica ocular de extrusão espontânea de esfera de Medpor bilateral.

Relato do Caso

AEDOS, masculino, 31 anos, compareceu ao ambulatório de plástica ocular com histórico de acidente com arma de fogo (PAF), em 2019, atingindo ambos os olhos e evoluindo para evisceração . No momento da consulta em janeiro de 2024 (05 anos após a cirurgia), queixava - se de dor em cavidade orbitária direita.
Ao exame: Sem percepção luminosa (SPL) em ambos os olhos. À biomicroscopia: À direita: Presença de esfera em processo de extrusão. À esquerda: Visualização de esfera por transparência da conjuntiva. Foi Indicada nova cirurgia para reconstrução da cavidade orbitaria à direita e prescrito antibiótico tópico e oral. Porém, em maio de 2024, o paciente retornou à urgência oftalmológica do mesmo serviço devido a extrusão importante da prótese à direita.
Foi retirado o implante da cavidade orbitária direita em caráter de urgência em bloco cirúrgico e enviada para cultura.

Conclusão

O implante de Medpor apresenta uma superfície rugosa e pode ocorrer atrito entre a prótese e a conjuntiva, provocando erosões que podem evoluir com exposição do implante.
Alguns cirurgiões defendem o revestimento do implante para aumentar a camada de proteção e diminuir o atrito de sua superfície.
Informações recentes sobre o uso de revestimento ou não por cirurgiões americanos reportam que 40 a 50% dos implantes são revestidos (informações obtidas com Porex Technologies Corporation).
Para aqueles cirurgiões que acreditam que a superfície áspera do Medpor pode facilitar a sua exposição, mas preferem não fazer o seu revestimento, a Porex lançou recentemente um novo modelo de implante Medpor (S.S.T.)®, que apresenta uma superfície anterior mais lisa.
A técnica cirúrgica de "solidéu", na qual apenas a porção anterior do implante é revestida, possibilita o uso de tecido autólogo como revestimento anterior protegendo a conjuntiva e a cápsula de Tenon do atrito entre a superfície rugosa do implante e a prótese.
Ainda há controvérsia se o implante de Medpor deve ser revestido ou não.

Área

Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais

Instituições

Instituto de Olhos Ciências Médicas - Minas Gerais - Brasil

Autores

NICOLE VASCONCELOS CIOTTO, PAULA DOS SANTOS RIBEIRO LABORNE DE MENDONÇA, TACIANA BRETAS GUERRA, VICTOR MARQUES DE ALENCAR, INGRID VASCONCELOS CIOTTO, CAMILA MEDEIROS