Dados do Trabalho


Título

TECNICA CIRURGICA MODIFICADA PARA CORREÇAO DO QUADRO DE FLOPPY EYELID SYNDROME COM FINALIDADE FUNCIONAL E ANATOMICA

Objetivo

Relatar uma abordagem cirúrgica com técnica modificada para tratamento de paciente portador de Floppy Eyelid Syndrome (FES), garantindo sucesso funcional e anatômico.

Relato do Caso

J. P. M., 77 anos, sexo masculino, portador de FES. Ao exame, exibia quadro de dermatocálase, ptose palpebral bilateral, sobreposição da pálpebra superior sobre a inferior na oclusão, ptose dos cílios, ectrópio, estenose de pontos lacrimais e “distraction test” alterado. Dentre os principais sintomas, o paciente queixava-se de lacrimejamento, ardência, prurido e hiperemia ocular. Optou-se, então, pelo tratamento cirúrgico, visto que o mesmo apresenta maior eficácia. Esse foi realizado da seguinte forma: reconstituição e sondagem dos pontos lacrimais, incisão palpebral superior, blefaroplastia superior, correção da ptose com fixação do MEPS ao tarso superior, síntese da pele, cantotomia, exposição de pequena faixa tarsal superior e inferior, união das duas faixas tarsais e reinserção destas ao periósteo do rebordo orbitário temporal acima da Bolsa de Eisler.

Conclusão

O quadro de FES é uma condição que oferece desafios ao cirurgião por apresentar alto índice de recidivas e dificuldades técnicas para resultado satisfatório. A correção cirúrgica utilizando a técnica de cantotomia e correção de ângulo modificada mostra-se uma opção eficaz no tratamento da frouxidão palpebral e sintomas secundários ao quadro, apresentando resultados satisfatórios tanto estéticos quanto funcionais.

Área

Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais

Instituições

Centro Oftalmológico de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

Luisa Pires Coscarelli, Sandra Cristina Vallim Costa de Carvalho, Valentina Vallim Costa de Carvalho, Arthur Amaral Nassaralla