Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO POTENCIAL DE IMPACTO DA IMPLEMENTAÇAO DE TRIAGEM VIA TELECONSULTA EM UM SERVIÇO DE PLASTICA OCULAR

Objetivo

Avaliar o possível impacto da implementação de triagem via teleconsulta dos casos encaminhados à plástica ocular em um serviço de atenção terciária que atua como referência em Minas Gerais.

Método

Avaliação do perfil dos atendimentos de triagem feitos no serviço de plástica ocular do HC-UFMG nos últimos 18 meses. Comparação desse perfil com a literatura publicada com o intuito de estimar o efeito da implementação de serviço de triagem via teleconsulta.

Resultados

Foram realizadas 1069 consultas de triagem nos últimos 18 meses. Dos pacientes avaliados, apenas 43% moravam na capital, onde se localiza o serviço. O principal motivo de encaminhamento foram as alterações do posicionamento palpebral (49%), seguido pelas lesões suspeitas de malignidade (20%), lesões benignas (12,4%), alterações orbitárias (9,4%), de vias lacrimais (7,5%) e outros (1,8%).

Conclusões

A implementação da teleconsulta seria capaz de reduzir os custos associados ao deslocamento dos pacientes, além de potencialmente reduzir o número de faltas, ao facilitar o acesso, estratégia já utilizada em outros países e que se expandiu após a pandemia de Covid. Publicações prévias demonstram maior assertividade e resolutividade em casos de alterações do posicionamento palpebral e nas suspeitas de lesões benignas, 69,4% das triagens do serviço avaliado. Assim a implementação da teleconsulta poderia otimizar o atendimento de forma singular no HC-UFMG, ao facilitar o acesso à atenção especializada, reduzir custos e número de visitas presenciais.

Área

Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais

Instituições

Hospital São Geraldo HC-UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

Bernardo Bahia Finotti , Rafael Bahia Finotti, Ana Rosa Pimentel de Figueiredo