Dados do Trabalho


Título

PACIENTE COM PRIMODIAGNOSTICO DE SINDROME DE AXENFELD-RIEGER AOS 14 ANOS, UM RELATO DE CASO

Objetivo

RELATAR UM CASO DE SÍNDROME DE AXENFELD-RIEGER, DIAGNOSTICADO DEVIDO A UMA INTERCONSULTA DA NEUROLOGIA NA CLINICA DE OLHOS DA SANTA CASA DE BH E DISCUTIR A IMPORTANCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE ALÉM DA INVESTIGAÇÃO E DO EXAME OFTALMOLÓGICO REALIZADO PRIMEIRAMENTE EM MIDRÍASE, VISTO QUE ERA UMA CRIANÇA DE 14 ANOS QUE JÁ HAVIA PASSADO POR CONSULTA OFTALMOLÓGICA EM SUA CIDADE NATAL.

Relato do Caso

TRATA-SE DE UM PACIENTE DE 14 ANOS DE IDADE, ENCAMINHADO DA NEUROLOGIA PARA INTERCONSULTA DA OFTALMOLOGIA. O PACIENTE FOI INTERNADO DEVIDO ATRASO NA COGNIÇÃO E ESTAVA EM INVESTIGAÇÃO NEUROLÓGICA EXTENSA. QUANDO FOI ENCAMINHADO PARA A OFTALMOLOGIA.

NA ANAMNESE, ACOMPANHANTE RELATAVA QUE A MÃE DA CRIANÇA APRESENTAVA ATRASO MENTAL IMPORTANTE, ALTERAÇÃO UMBILICAL, DENTÁRIA E TRATAVA DE GLAUCOMA EM SUA CIDADE NATAL.

AO EXAME BIOMICROSCÓPICO FOI NOTADO EMBRIOTOXON POSTEIROR, CORECTOPIA, ALTERAÇÕES DENTÁRIAS E ALTERAÇÃO UMBILICAL.

FOI AVENTADA ENTÃO A SÍNDROME DE AXENFELD-RIEGER.

Conclusão

A SÍNDROME DE AXENFELD-RIEGER É UMA ANOMALIA GENÉTICA AUTOSSOMICA DOMINANTE COM COMEMORATIVOS NO SEGMENTO ANTERIOR OCULAR E ANORMALIDADES SISTÊMICA, INCLUINDO EM ALGUNS CASOS ATRASO MENTAL. QUANDO EM MIDRÍASE MEDICAMENTOSA PORÉM, O PACIENTE APRESENTAVA ALTERAÇÃO DISCRETA IRIANA, O QUE PODERIA JUSTIFICAR TALVEZ O EXAME APARENTEMENTE NORMAL REALIZADO EM SUA CIDADE NATAL, ISSO MOSTRA A IMPORTANCIA DA AVALIAÇÃO OFTALMOLÓGICA SER REALIZADA AO MENOS UMA VEZ EM MIOSE, ALÉM DA NECESSIDADE DO EXAME CUIDADOSO DE TODO SEGMENTO ANTERIOR.

Área

Glaucoma

Autores

ANDRE LUIZ BRESSAN MOREIRA PEREIRA, LUCIANA XAVIER OLIVEIRA, LUISA MACHADO DOS SANTOS ROCHA, LARISSA DE OLIVEIRA CASSINI MARQUES