Dados do Trabalho
Título
ENOFTALMIA UNILATERAL SECUNDARIA A ATELECTASIA CRONICA DO SEIO MAXILAR: CASO RARO DE SINDROME DO SEIO SILENCIOSO (SSS)
Objetivo
Descrever um caso raro de SSS para amplo conhecimento da patologia, demonstrar a importância do diagnóstico diferencial e precoce, além de sua programação cirúrgica.
Relato do Caso
Mulher, 30 anos, apresentou-se com queixa de ter notado o olho esquerdo (OE) “mais caído” progressivamente, há cerca de 2 anos. Nega dor nos olhos ou queixas visuais. Relata que em consulta prévia, foi diagnosticada com Ptose Palpebral e proposto cirurgia para correção isolada da ptose. Negava cirurgias ou traumas oculares prévios. Visão sem correção: 20/20 em ambos os olhos, OE com enoftalmia e distopia inferior. A Tomografia de Crânio e Seios Paranasais mostrou desabamento da parede orbitária inferior, enoftalmia e hipoplasia do seio maxilar esquerdo corroborando para o diagnóstico de SSS. Deste modo, foi proposto intervenção cirúrgica em dois tempos, sendo num primeiro momento programado a aeração do Seio Maxilar com o Otorrinolaringologista e posteriormente, a reconstrução do assoalho orbitário com a equipe da Oculoplástica.
Conclusão
A SSS é rara e tem poucos casos descritos na literatura. Acredita-se que a obstrução crônica do óstio do seio maxilar leva a hipoventilação, redução da pressão intrassinusal e atelectasia das paredes levando a distopia do assoalho orbitário e enoftalmia. O tratamento é cirúrgico. Com este caso, enaltecemos a importância do conhecimento de tal patologia a fim de se evitar diagnóstico imcompleto/errôneo, além de auxiliar na programação cirúrgica adequada para a prevenção de danos futuros.
Área
Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais
Autores
JESSICA GABRIELE ROSA SILVA, ALICE MARGE DE AQUINO GUEDES, PAULA DOS SANTOS RIBEIRO LABORNE DE MENDONÇA