Dados do Trabalho
Título
Uveíte esclarecendo o diagnóstico de sífilis que simulava doença reumatológica
Objetivo
Relatar caso de sífilis simulando doença reumatológica, e com confirmação da infecção pela avaliação da uveíte.
Relato do Caso
Mulher de 59 anos com hiperemia, dor e baixa acuidade visual (AV) no OD por 4 dias, tinha histórico de poliartralgia crônica e exame de anti-cardiolipina positivo, já em tratamento com a reumatologia, com hipóteses de arterite temporal ou poliartralgia crônica relacionada a chikungunya. Estava em uso de prednisona e metotrexato. Ao exame, tinha AV de 20/32 no OD e 20/25 no OE. À biomicroscopia, havia PKs finos e reação de câmara anterior de 2+/4+ no OD. Não foram vistas alterações no fundo de olho. Diante da uveíte anterior unilateral, iniciaram-se corticoide tópico e midriático. Em poucos dias, evoluiu com piora da AV no OD para 20/63, com PKs mutton fat, membrana pupilar e hipópio, além de vitreíte importante. A pressão intraocular era de 29mmHg no OD. Notou-se também descamação cutânea palmar e plantar e exames laboratoriais revelaram VDRL de 1:128 e teste treponêmico positivo, além de PCR e VHS aumentados.
Angiofluoresceinografia e OCT mostraram edema macular, a última indicando também interrupções da elipsoide na mácula. Diante do quadro, a paciente foi internada para tratamento com penicilina endovenosa, com ótima evolução clínica e recuperação da visão.
Conclusão
A sífilis pode mimetizar condições reumatológicas clínica e laboratorialmente, sendo a uveíte importante manifestação para definição do diagnóstico.
Área
Uveítes
Autores
Bernardo Guimaraes Oliveira , Danuza Oliveira Machado Azevedo, Daniel Vitor Vasoncelos Santos, Izabela De Maria Aburachid