Dados do Trabalho


Título

DOENÇA POR IGG4 COM ACOMETIMENTO CORNEO-CONJUNTIVAL UMA RARA ASSOCIAÇAO

Objetivo

Desordens imunológicas da córnea englobam diversas entidades. O trabalho apresenta um raro caso de acometimento corneano associado à provável Doença por IGG4.

Relato do Caso

DT, homem, 45 anos iniciou quadro de lacrimejamento, ardência e fotofobia associado a tumoração córneo-conjuntival nasal em olho esquerdo há 5 anos. Acompanhava no CISMEP-Betim onde foram realizadas biópsias com exérese da lesão. Em 2021 foi referenciado ao Hospital São Geraldo e, a partir desse ano, o quadro evoluiu com conjuntivalização, esclerose e afinamento corneano. Desde então os sintomas foram manejados com colírios de associação, lágrimas artificiais e Tacrolimus. Em 2022 em uma consulta referiu que sintomas oculares pioravam sempre em conjunção com rinite e obstrução nasal. Com ajuda da Otorrinolaringologia, uma fibronasolaringoscopia identificou lesão granulomatosa bilateral em cavidade nasal e, por isso, foi encaminhado à Reumatologia. Durante seu acompanhamento multidisciplinar o paciente evoluiu com perfuração espontânea em fevereiro de 2023. Um transplante tectônico foi realizado dentro de quatro dias e, por isso, houve a necessidade de iniciar o Metotrexate. Suas lesões e biópsias levantam duas principais hipóteses sendo elas, a Doença por IGG4 e, menos provável, uma manifestação da Granulomatose Eosinofílica com Poliangeíte.

Conclusão

A Doença por IGG4 é ainda pouco descrita. Relatar uma rara associação da doença com manifestações oculares atípicas pode nos ajudar a entender melhor essa entidade.

Área

Córnea e Doenças Externas Oculares

Instituições

Hospital São Geraldo - Minas Gerais - Brasil

Autores

Henrique Moreira de Freitas, Sibele Sauzem Milano, Thiago Loredo e Silva, Arthur Gribel dos Reis