Dados do Trabalho


Título

DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DAS LESOES INFILTRATIVAS DA ORBITA

Objetivo

Discutir sobre a importância dos diagnósticos diferenciais de lesões infiltrativas da órbita.

Relato do Caso

Feminino, 24 anos, previamente hígida. Comparece com relato de edema periorbitário recorrente em OE, sem melhora há 1 ano a despeito de tratamento com antialérgico. Ao exame: presença de edema e hiperemia palpebral à esquerda, com assimetria de fenda palpebral, medindo OD 12mm e OE 9 mm. Foi solicitada revisão laboratorial, que estava normal, exceto pelo aumento de VHS. À ressonância magnética de órbita apresentou infiltração de músculo reto lateral e tecido orbitário de aspecto infiltrativo à esquerda. Procedeu-se à biópsia de massa orbitária pré-septal que em análise imuno-histoquímica evidenciou infiltrado linfóide com imunomarcação para linfócitos T e B, com folículos linfóides reacionais e baixo índice de proliferação celular pelo Ki-67. Assim, a hipótese foi de doença linfoproliferativa de baixo grau, sendo realizado amplo rastreamento sistêmico em internação hospitalar, sem achado clínico adicional para o diagnóstico de linfoma. Dessa forma, após nova análise por imuno-histoquímica do mesmo fragmento, concluiu-se ser processo inflamatório compatível com pseudotumor inflamatório orbitário à esquerda. A paciente foi tratada com imunossupressor e corticóide, com melhora total do quadro, atualmente em acompanhamento ambulatorial.

Conclusão

O diagnóstico de pseudotumor orbitário é um desafio, sendo sua diferenciação de linfoma orbitário imprescindível para melhor conduta e desfecho clínico.

Área

Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais

Instituições

BIOCOR INSTITUTO - REDE D'OR - Minas Gerais - Brasil, INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil

Autores

Gabrielle Stephanie de Paula da Lomba, Alexandre Amaral Yung, Renata Caroline Ferreira Gomes, Ana Luiza Firmato Glória