Dados do Trabalho


Título

ANALISE DESCRITIVA DOS AGENDAMENTOS EM ONCOLOGIA OCULAR DE UM SERVIÇO DE REFERENCIA

Objetivo

Realizar análise descritiva dos agendamentos em oncologia ocular em centro de referência em Minas Gerais, permitindo melhor entendimento da demanda existente e da qualidade da assistência.

Método

Trata-se de estudo transversal não intervencionista realizado no HC-UFMG. Analisou-se o prontuário dos pacientes encaminhados ao atendimento oncológico em oftalmologia entre julho de 2022 e junho de 2023.

Resultados

Foram agendadas 226 consultas, com 23,4% de faltas e um total de 168 atendidos, com mediana de idade de 62 anos. Desses, 51,8% eram do sexo masculino e 25,6% eram de Belo Horizonte ou região metropolitana. O principal motivo de encaminhamento (47,6%) deveu-se a lesões cutâneas perioculares, seguido pelas lesões da superfície ocular (42,3%). Dos atendidos, 72% não possuíam biópsia, 90,5% tiveram a programação cirúrgica ou seguimento iniciados após avaliação e 4,2% foram encaminhados a outra especialidade ou serviço.

Conclusões

O índice de faltosos e a constatação que a maior parte dos pacientes são do interior do estado sugere que o acesso ao serviço ainda é um gargalo à adequada atenção em oncologia. Além disso, o baixo índice de pacientes com biópsia prévia pode sugerir a falta dos meios para realizá-la fora de um centro de referência. A alta taxa de resolutividade sugere uma capacidade adequada em atender a demanda encaminhada. Entretanto, estudos mais robustos são necessários para caracterizar essa população, permitindo propostas que otimizem a assistência oncológica e reduzam suas morbidades.

Área

Oncologia Ocular

Instituições

HC-UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

Bernardo Bahia Finotti, Aline Ferreira Zwetkoff, Danielle Pimenta Trindade, Ana Rosa Pimentel de Figueiredo