Dados do Trabalho


Título

ESOTROPIA COM ALTA MIOPIA SUBMETIDA A CORREÇAO CIRURGICA COM TECNICA DE YOKOYAMA

Objetivo

Relatar caso de esotropia com alta miopia corrigida com a técnica de Yokoyama.

Relato do Caso

Paciente masculino, 60 anos, relatava estrabismo convergente progressivo de início nos últimos anos com diplopia homônima.
Ao exame: acuidade visual no olho direito (OD): -2,00 = 2,50 x 60° 0,667 e no OE: -10,50 = -3,50 a 110° 0,05. Krimsky: esotropia de 40 dioptrias prismáticas (DP) e hipotropia do OE de 8 DP. Restrição na abdução do OE de -3,0.
À ressonância magnética de órbitas evidenciava-se deslocamento inferior do músculo reto lateral (mRL) e medial do reto supeior (mRS) do OE, sugerindo diagnóstico de esotropia com alta miopia.
Realizada cirurgia para correção do estrabismo: retrocesso do músculo reto medial de 6 mm e união dos mRL com o mRS (ténica de Yokoyama) em OE. No pós-operatório, apresentava melhora da diplopia, esotropia de 10 DP e hipofunção do mRL (quantificada em -1,50) do OE.

Conclusão

A esotropia com alta miopia é uma condição adquirida nos olhos com aumento do diâmetro ântero-posterior, devido ao alto grau de miopia. Caracterizada pela restrição tanto da abdução quanto da elevação, resultando em esotropia e hipotropia do olho acometido.
Diversos procedimentos cirúrgicos foram propostos para a abordagem da esotropia com alta miopia, sendo a técnica de Yokoyama (união e aproximação entre os mRS e o mRL com uma sutura, não absorvível, 15 mm atrás de suas inserções) muito empregada e com bons resultados pós-operatórios.

Área

Estrabismo

Instituições

Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - HU-UFJF - Minas Gerais - Brasil

Autores

Danielle Ribeiro Brega Weiss, Bernardo Santos Correa, Lara de Cássia Dutra Teixeira, Rafaella Pereira Neiva, Camila Rohr Coutinho Elmôr Miguel, Marta Halfeld Ferrari Alves Lacordia