Dados do Trabalho
Título
SINDROME DE STRAATSMA: RELATO DE APRESENTAÇAO CLASSICA
Objetivo
Relatar caso de paciente assintomático com quadro clássico da Síndrome de Straatsma.
Relato do Caso
Paciente masculino, 7 anos, foi levado ao atendimento após a mãe notar estrabismo no filho. Ela relata que a criança não apresentava nenhuma queixa visual, negava comorbidades, não possuía histórico familiar de alterações oftalmológicas graves e teste do olhinho, ao nascimento, sem alterações. Ao exame: acuidade visual corrigida (AVcc) no olho direito (OD), contando dedos a 30 cm e olho esquerdo (OE) 20/20; à biomicroscopia: estrabismo divergente; mapeamento de retina (MR) no OD evidenciando lesão brancacenta partindo do disco se estendendo pelo trajeto das arcadas; periferias livres, sem descolamento ou hemorragias. OE sem alterações. Na ecografia ocular, OD com comprimento axial aumentado em relação ao olho contralateral; tomografia de coerência óptica (OCT) da mácula evidencia espessamento e hiperreflectividade de camada de fibras nervosas compatível com persistência de mielina. Solicitado o acompanhamento com exames seriados.
Conclusão
A Síndrome de Straatsma é uma entidade rara, com potencial de causar comprometimento visual permanente. A implementação de exames visuais na infância ajuda no diagnóstico e no tratamento, melhorando o prognóstico visual.
Área
Retina e Vítreo
Autores
Marcela Rodrigues Porto De Queiroz, Daniela Ueno Imamura, Daniel de Pinho Botelho, Juliana Batista Viana Correia, Frederico de Miranda Cordeiro, Carolina De Andrade Paes Fernandes, Isabella Fernandes Ribeiro Melo, Gabriela Ribeiro Gonçalves Bolina Batista