Dados do Trabalho
Título
EXSUDATOS DUROS DRUSENOIDES NA NEURORRETINITE POR BARTONELLA: UMA APRESENTAÇAO ATIPICA.
Objetivo
Relatar um caso clínico atípico de bartonelose ocular,manifestando-se com exsudatos duros drusenoides subretinianos, confirmados pela tomografia de coerência óptica (SD- OCT).
Relato do Caso
Homem, 59 anos, morador da área rural.Encaminhado para Setor de Uveites do Hospital São Geraldo/HSG- UFMG, com queixa de baixa acuidade visual em OD, por duas semanas.Negava dor, hiperemia, sintomas sistêmicos,antecedentes pessoais e oftalmológicos.Relatava infestação recente do seu novo domicílio com pulgas de gatos, mas negando arranhadura ou contato próximo.À admissão, a AV era de conta dedos a dois metros no OD e 20/20 no OE. Biomicroscopia sem alterações AO. À fundoscopia de OD, notava-se disco óptico edemaciado e hiperemiado, com exsudatos duros arredondados, de aspecto drusenoide à SD-OCT, distribuindo-se pela retina peridiscal,mas sem formar estrela macular;coexistia diminuta hemorragia foveal.Esses depósitos eram hipofluorescentes,com hiperfluorescência do disco óptico à angiofluoresceinografia.Diante da suspeita de Bartonella,foi feito tratamento com doxiciclina por 30 dias.Diante do retorno com sorologias para Bartonella henselae:IGG (1:1280) e IGM (1:400),foi também associado corticosteroide oral, com melhora da AV para 20/200, após quatro meses da apresentação inicial.
Conclusão
A bartonelose é importante causa de neurorretinite, podendo ocorrer também em associação a contato com pulgas infectadas.No lugar da estrela macular clássica,exsudatos lípidicos de aspecto drusenoide podem se fazer presentes.
Área
Uveítes
Autores
Josimara Silva Schayder, Grazielle Fialho De Souza, Danuza Oliveira Machado Azevedo, Daniel Vitor Vasconcelos Santos