Dados do Trabalho


Título

IMPLANTE DE LENTE INTRAOCULAR FACICA EM PACIENTE MIOPE ALTO MENOR DE IDADE: UM CASO DE SUCESSO E NOVA ESPERANÇA TERAPEUTICA

Objetivo

Relatar sucesso de lentes intraoculares em paciente alto míope menor de idade.

Relato do Caso

Um menino de 16 anos com diagnóstico de miopia patológica foi encaminhado para avaliação devido a baixa acuidade visual (AV) e dificuldade com lentes de contato. O exame oftalmológico constatou refração -10.00 -0.75 115/-8,75 -2.25 25, AV com correção 20/30 em ambos os olhos (AO) e à fundoscopia: fundos miópicos moderados, disco óptico róseo, pouco inclinado, escavação 0.4/0.3, atrofia peripapilar temporal tipo alfa, rarefação difusa do epitélio pigmentar e retina aplicada AO. A pressão intraocular (PIO) era normal. Foi optado pela cirurgia de implante de lente intraocular fácica (LIOF) em ambos os olhos, a mesma realizada sem intercorrências. O paciente retornou ao consultório no primeiro, sétimo e trigésimo dia de pós-operatório (PO). O exame oftalmológico revelou uma PIO normal AO. O paciente e família estão muito satisfeitos e não relatando quaisquer efeitos colaterais. A AV do paciente é atualmente 20/15 olho direito direito e 20/30 olho esquerdo. O paciente não usa lentes de contato até o momento e está feliz com o resultado da cirurgia e com sua visão.

Conclusão

O implante de LIOF é uma opção eficaz para o tratamento da miopia alta em pacientes jovens. A cirurgia é relativamente segura e reversível, e tem demonstrado resultados excelentes na AV final. Os efeitos colaterais são geralmente leves e transitórios.

Área

Refração

Autores

Danielle Vieira Praxedes, João Oliveira Sampaio , Thiago Cabral