Dados do Trabalho


Título

DMRI AREDS III ASSOCIADO A DEP DRUSENOIDE BILATERAL: UM RELATO DE CASO.

Objetivo

Descrever a evolução do caso de um paciente com DMRI e apresentar a propedêutica adotada com base nos guidelines mais recentes.

Relato do Caso

Paciente E.G.D.A sexo feminino, 73 anos, branca, nega doenças sistêmicas ou uso de medicações. Apresentou-se à consulta com queixa de BAV em OE, progressiva há 1 ano. Nega cirurgia oftalmológica prévia e história de glaucoma.
AV corrigida de 20/20 em OD e de 20/50 em OE. Biomicroscopia apresentava catarata córtico-nuclear (2+/4+) em AO. Fundoscopia com discreta elevação e presença de pigmentos em região perimacular de OD, elevação perifoveal medindo 1 diâmetro de disco com pigmentos em OE.
Submetida a propedêutica complementar com OCT macular, no qual evidenciou ondulações do EPR tipo drusenóide, além de grande descolamento do EPR com conteúdo homogêneo e lesões puntiformes hiperrefletivos a predomínio da Camada Nuclear Externa em AO. Foi então iniciado Areds e Dois; orientado à tela de Amsler e acompanhamento semestral.

Conclusão

O presente caso sugere a importância de uma boa investigação na anamnese e exame oftalmológico. Além disso, é fundamental instruir o paciente, manter o acompanhamento longitudinal, realizar propedêutica complementar como OCT e tratamento adequado a fim de manejar os casos de DMRI com eficiência, evitando a progressão para casos como o relatado acima.

Área

Retina e Vítreo

Instituições

Hospital de olhos Hilton Rocha - Minas Gerais - Brasil

Autores

Victor Henrique Gontijo Torres Nunez Campos, Antonio Medeiros Batista Filho, Christian Diego Hernández Camacho, Maria Karolayne Oliveira Lima