Dados do Trabalho


Título

PROPOSTA DE IMPLANTAÇAO DE SISTEMA INFORMATIZADO PARA O GERENCIAMENTO ADMINISTRATIVO NA CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES DE GOIAS

Introdução

O Brasil destaca-se por realizar cerca de 90% dos transplantes pelo Sistema Único de Saúde. Em Goiás, há 35 estabelecimentos e 195 médicos credenciados, e 1.969 pessoas na lista de espera por transplante, demandando processos gerenciais ágeis e seguros. Assim, esse estudo objetiva a implantação de um sistema informatizado na Central Estadual de Transplantes (CET) para aprimorar o controle, o gerenciamento e a fiscalização dessas ações.

Relato do Caso

Trata-se de Projeto Aplicativo. Realizou-se um estudo bibliográfico sobre a informatização nos serviços de saúde dos últimos 5 anos, no PubMed, BIREME e BVS. Aplicou-se a matriz SWOT para avaliar a viabilidade da implantação de um sistema informatizado na CET e com base nos resultados, elaborou-se um plano de ação operacional utilizando a metodologia 5W2H.

Resultados

Identificou-se que a CET-GO tem como Forças os atos normativos sobre prontuários eletrônicos; como Oportunidades a utilização de meios eletrônicos nos hospitais e a ampliação da tecnologia como necessidade; como Fraquezas a dificuldade de mão de obra capacitada em TI; e Ameaças como a limitação de recursos financeiros. O plano de ação elaborado contemplou 1) Designar o gestor do projeto e constituir o time de trabalho; 2) Elaborar o plano de trabalho de implantação do sistema de gerenciamento; 3) Desenhar a interface com a TI da SES-GO; 4) Estabelecer mecanismos de controle das etapas de execução.

Discussão e Conclusões

Conclui-se que se implantado o sistema informatizado na CET-GO, ele apresentará viabilidade com benefícios de longo prazo e contribuirá para a otimização de recursos e ampliará o potencial de resultados.

Palavras Chave

Gestão pública; Gestão em transplantes; Doação de órgãos; Tecnologia da Informação.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Central Estadual de Transplantes de Goiás - Goiás - Brasil, Escola Superior de Ciências da Saúde - Distrito Federal - Brasil

Autores

Ricardo Ribamar da Silva, Anderson Cleyton Galante, Ingrid Luiza Neto