Dados do Trabalho


Título

APTIDAO DE MEDICOS E ENFERMEIROS QUE TRABALHAM EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

Introdução

A morte encefálica apresenta-se como foco de estudos a alguns anos e seu conceito aprimorou-se a cada nova resolução, com o propósito de que o diagnóstico ocorra com precisão e prontidão, de modo que dúvidas e incertezas não decorram, ampliando as perspectivas em efetivação da doação de órgãos. Apesar das melhorias efetuadas na metodologia de diagnóstico da ME, estudos recentes trazem a toda um exacerbado número de subnotificações de pacientes em morte cerebral, para resolver isso é crucial que a equipe de saúde e principalmente médicos e enfermeiros que operam em UTI’s e urgências detenham conhecimento de todos os pormenores do processo de determinação de morte encefálica.

Material e Método

Estudo descritivo com coleta de dados em referências de bibliográficas usando as bases de dados Scielo, Lilac , Medline e PubMed

Resultados

Existe aproximadamente 3800 casos subnotificados em território nacional por ano o equivalente a 25% das ME’s totais nesse período. Ademais existe a dificuldade em equipes de saúde que atuam nas UTI’s com a identificação, avaliação e consequentemente efetivação do diagnóstico. Além de diversos outros fatores de cunho pessoal dos profissionais que interferem nesses resultados, sendo de destaque: a cultura, a religião e a ética. Os estudos evidenciaram a necessidade de inclusão do tema na grade curricular dos cursos de graduação e pós-graduação, a fim de familiarizar os profissionais sobre o tema, e consequentemente transmitam a família a segurança necessária favorecendo uma entrevista para doação de órgãos positiva.

Discussão e Conclusões

Mesmo com a regulamentação da Lei nº 9434/1997 que torna a notificação de ME compulsória ainda há entraves nas doações de órgãos no Brasil associados a falhas na identificação, manutenção de possíveis doadores, recusa familiar além de contraindicações clínicas.

Palavras Chave

Morte encefálica, subnotificação, morte cerebral, doação de órgãos

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

Central de transplantes da Paraíba - Paraíba - Brasil

Autores

CINDY ELLEM DO NASCIMENTO BORGES, KALLYNE FERNANDA SOUTO DA SILVA, THIAGO CATÃO DE VASCONCELOS, RAFAELA DIAS DE ARAÚJO CARVALHO, EVALDO BEZERRA DA SILVA, EDUARDO LIBERALINO DA NÓBREGA SANTOS