Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA CAPACITAÇAO DOS MEMBROS DA CIHDOTT DA REDE D’OR NO AUMENTO DE NOTIFICAÇOES DE MORTE ENCEFALICA

Introdução

Para garantir a qualidade dos órgãos do possível doador é necessário atenção da equipe multidisciplinar, desde a identificação, validação, diagnóstico da morte encefálica, manutenção do potencial doador, acolhimento e entrevista familiar para doação de órgãos, processo de captação e distribuição dos órgãos e liberação do corpo.
Visto que a identificação e manutenção do potencial doador é exclusivamente hospitalar, a equipe multidisciplinar se faz necessária na participação de todas as etapas. A importância do treinamento da equipe multidisciplinar juntamente com o processo educacional realizado pelo enfermeiro especialista, mostra que é possível criar impactos positivos no aumento das notificações de ME nos hospitais da Rede D’Or.

Material e Método

Com o intuito de aumentar o número de notificações de morte encefálica e doação de órgãos efetivas dentro dos hospitais da REDE D'Or , foi realizado avaliação do problema e análise das causas a partir do levantamento realizado pela metodologia descritiva, onde foi possível observar as oportunidades de melhoria para desenvolver com as equipes.

Resultados

Houve um impacto positivo no aumento de doações de órgãos após a realização dos treinamentos dos membros da CIHDOTT. Comparando o período de janeiro a maio dos anos de 2022 e 2023, houve um aumento de 15% de notificações e de 89% de doações efetivadas nas unidades da Rede D'Or.

Discussão e Conclusões

O expressivo aumento das doações efetivas após treinamento das equipes elucida a importância de uma equipe multidisciplinar preparada para a uma melhor atuação na identificação e manutenção do potencial doador, além de melhores técnicas para acolhimento e entrevista familiar. O processo educacional periódico da equipe multiprofissional é fundamental para a melhora na qualidade do serviço prestado

Palavras Chave

capacitação, cihdott, notificação

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

REDE D'OR - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

ANA CAROLINA MAIA DE ALMEIDA, EDUARDO ROCHA, ONOFRE BARROS DE OLIVEIRA JUNIOR, KARINA MRTINES, MONICA ISABELLE LOPES OSCALICES