Dados do Trabalho


Título

PLATAFORMA TIK TOK COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇAO DA POPULAÇAO SOBRE DOAÇAO DE ORGAOS E TECIDOS: RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A doação de órgão e tecido ainda é um assunto que desperta muitas dúvidas em toda a sociedade. A desinformação é um dos principais fatores que contribuem para os baixos números de familiares que autorizam a doação e com isso a espera por um órgão só aumenta. Diante da necessidade de melhor e maior alcance de uso do tema para sensibilização em geral o uso de mídias sociais na atualidade garante uma multiplicação de informações em tempo hábil, permanente e sem custos. O Tik Tok é uma plataforma de compartilhamento de vídeos curtos, garante entretenimento aos usuários, e cada vez mais tem sido utilizada como forma de multiplicação de temas importantes.

Relato do Caso

Trata-se de um relato de experiência, no qual a enfermeira da Comissão Intra-hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) utiliza plataforma Tik Tok como local para gravação e edição de vídeos que divulguem informações sobre doação de órgãos e tecidos.

Resultados

Iniciando a divulgação dos vídeos de sensibilização sobre o tema, percebeu-se grande aceitação, inclusive de integrantes de equipes de saúde com abordagens diversas dentro do processo de doação e transplantes. Compartilhamentos, curtidas e principalmente conversa sobre os mesmos já não virtualmente foram gatilhos para outras formas de sensibilização no ambiente intra e extra hospitalar.

Discussão e Conclusões

Houve grande número de compartilhamentos, com alcance inclusive do público infanto-juvenil. A propagação virtual exige conteúdo atrativo de linguagem fácil e acessível. O alcance dos vídeos reflete a importância do impacto social das ferramentas digitais de comunicação. Acredita-se que cada vez mais este meio deva ser utilizado como estratégia de sensibilização em prol da doação.

Palavras Chave

Mídias sociais, Doação e transplante

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

HOSPITAL ESTADUAL DE ALTA COMPLEXIDADE DR. CARLOS MACIEIRA - Maranhão - Brasil

Autores

LUIZA MARIA DE NÓVOA MORAES