Dados do Trabalho


Título

A PRESENÇA DE PIRCHE-II NO VETOR "ENXERTO-VERSUS-HOSPEDEIRO" PREDIZ MAIOR RISCO DE DECH AGUDA APOS TRANSPLANTE DE CELULAS-TRONCO HEMATOPOIETICAS COM DOADORES NAO APARENTADOS

Introdução

Estudos prévios indicam que o algoritmo PIRCHE-II prediz a doença do enxerto-contra-hospedeiro aguda (DECHa) após TCTH para doenças malignas com doadores não aparentados (NAP) HLA 10/10. Neste algoritmo in silico, os peptídeos HLA-DP incompatíveis do paciente são apresentados indiretamente pelos HLA-DR e -DQ compartilhados entre o par. No entanto, o impacto do PIRCHE-II nas doenças não malignas (DNM) ainda não foi reportado.

Material e Método

O escore PIRCHE-II foi calculado no site pirche.com. DECHa II-IV foi o desfecho primário. As estimativas de DECHa foram calculadas com teste exato de Fisher, incidência cumulativa com riscos competitivos (RC) e teste de Gray. Rejeição e óbito sem DECHa foram os RC. A análise multivariada foi realizada com a regressão de Fine-Gray para RC.

Resultados

Todos os 151 pares paciente/NAP eram HLA 10/10 em alta resolução. Entre eles, 122 (80,8%) eram incompatíveis para DPB1 (DP-inc). Os pares foram estratificados em três grupos: HLA 12/12 (escore=0; n=29), DP-inc com PIRCHE II-ausente (escore=0; n=25) e DP-inc com PIRCHE II-presente (escore>0; n=97). Excluindo os RC (n=12), a incidência de DECHa foi 0%, 5.3% e 12.1% para os grupos 12/12, PIRCHE II-ausente e PIRCHE II-presente, respectivamente (P=0.084; Teste de Fisher). Na análise de RC, a incidência cumulativa de DECHa II-IV foi significativamente maior em pacientes com PIRCHE-II presente (11,3%; IC95%, 6%–18,6%) em comparação com pacientes HLA 12/12 e DP-inc com PIRCHE-II ausente (1,9%; IC95%, 0,2%–9,1%) (P=0,038; Teste de Gray). Na regressão de Fine-Gray, a presença de PIRCHE-II foi o único preditor significativo de maior risco de DECHa II-IV (SHR=3,51; IC95%, 1.1–11.6; P=0,039).

Discussão e Conclusões

Em conclusão, nossos resultados sugerem que a ausência de PIRCHE-II está associada com menor incidência de DECHa após TCTH NAP para DNMs.

Palavras Chave

PIRCHE-II, HLA-DPB1, TCTH, Doenças não malignas

Área

HISTOCOMPATIBILIDADE/IMUNOGENÉTICA

Instituições

CHC/UFPR - Paraná - Brasil

Autores

NÁGILA TALINE BROTTO, JOSELITO GETZ, RAFAELLA RIBAS MURATORI, LUCIANA NASSER DORNELLES, MARGARETH KLEINA FEITOSA, GISELE LOTH, VANEUZA ARAÚJO MOREIRA FUNKE, SAMIR KANAAN NABHAN, RICARDO PASQUINI, CARMEM BONFIM, ALBERTO CARDOSO MARTINS LIMA