Dados do Trabalho


Título

INFLUENCIA DO SISTEMA ABO NO TEMPO DE ESPERA PARA O TRANSPLANTE RENAL

Introdução

A alocação de órgãos é regulamentada pelo Ministério da Saúde e controlada pelas Centrais de Transplantes Estaduais, sendo o rim alocado em função da compatibilidade ABO e HLA. Apesar do aumento do número de transplantes realizados, o Brasil possui uma das maiores lista de espera para transplantes do mundo. Objetivo: Avaliar a influência dos antígenos ABO no tempo de espera para a realização do transplante renal.

Material e Método

Estudo transversal e retrospectivo realizado a partir da busca ativa dos registros da Central de Transplantes do Ceará, de pacientes que transplantaram entre outubro de 2002 e maio de 2023 em Fortaleza-CE-Brasil.

Resultados

No período avaliado, 2.778 pacientes renais crônicos foram transplantados, sendo 1.679 (60%) masculino. A maioria dos pacientes era do grupo O (48%), seguido do A (38%), B (11%) e AB (3%). O tempo médio em lista de espera para o transplante de rim foi de 16 ± 21,7 meses. Apesar da maioria dos pacientes transplantados ser do sexo masculino, não foi observada a influência direta do sexo no tempo de espera (p=0,552). Porém, essa influência foi evidenciada em função dos grupos sanguíneos ABO, no qual pacientes do grupo O esperaram mais tempo na lista de espera (18,1 meses) quando comparado aos pacientes dos demais grupos (A=15,1 meses, p=0,001; B=11,6 meses, p<0,001; e AB=12,9 meses, p<0,012).

Discussão e Conclusões

O número de transplante renal realizado em Fortaleza-CE foi inversamente proporcional a prevalência dos antígenos sanguíneos do sistema ABO dos pacientes em lista de espera. Mais estudos são necessários para se avaliar a possibilidade de se realizar transplantes ABO incompatíveis para que os princípios da equidade envolvidos na alocação do rim possam favorecer pacientes de outros grupos sanguíneos menos frequentes.

Palavras Chave

Transplante renal; Sistema ABO; Lista de espera.

Área

HISTOCOMPATIBILIDADE/IMUNOGENÉTICA

Instituições

Central de Transplantes do Ceará - Ceará - Brasil, Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará - Ceará - Brasil, Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

LOUYSE TEIXEIRA SOUSA FREITAS, ILANA FARIAS RIBEIRO ARAÚJO, LARISSA CAVALCANTE FREITAS, ANTONIO JEFFERSON FERREIRA SILVA, GABRIELA CIDRÃO VIEIRA PASSOS, NATHALIA BEZERRA BARBOSA, ELIANA RÉGIA BARBOSA ALMEIDA, SÔNIA LEITE SILVA, SILVIA FERNANDES RIBEIRO SILVA