Dados do Trabalho


Título

QUANDO DOIS E MELHOR QUE UM: TECNICA COMBINADA PARA CORREÇAO DE FISTULA ARTERIOVENOSA DE ALTO FLUXO EM TRANSPLANTE RENAL PEDIATRICO

Introdução

Fístula arteriovenosa (FAV) pós biópsia percutânea de enxerto renal é uma complicação rara, podendo levar à piora e até perda do órgão. Descrevemos a embolização bem-sucedida de uma FAV pós-biópsia por uma técnica combinada.

Relato do Caso

Paciente feminina, 11 anos, doença renal crônica após necrose cortical pós-choque séptico, recebeu rim de doador falecido de 8 anos. Por uma disfunção do enxerto – aumento do basal de creatinina sérica (Cr) de 1,7ml/dL para 2,5mg/dL, foi realizada biópsia percutânea. No dia seguinte ao procedimento apresentou dor abdominal intensa, hematúria macroscópica com coágulos e elevação da Cr para 8,9mg/dL. Na ultrassonografia doppler foi identificada uma FAV na artéria lobar superior. Manteve controle ultrassonográfico até aumento da FAV para fluxo estimado de 832mL/min com repercussão no débito da veia renal principal. Confirmou-se fístula de alto débito entre os polos superior e médio do aloenxerto por angiografia, e duas coils Interlock (VoetX 2mm x 4mm x 4,1mm) foram posicionadas no nidus da FAV. Pelo fluxo arteriovenoso residual, OnyxTM34 foi injetado diretamente no nidus da FAV, com sua oclusão completa e perda estimada do parênquima renal de 10-20%, evidenciados no nefrograma final.

Resultados

A Cr começou a diminuir no dia seguinte, até Cr de 2,6mg/dL.

Discussão e Conclusões

Em comparação com coils, o embolizante líquido aumenta a eficácia do procedimento e minimiza a perda de parênquima renal. Existe o risco de embolização venosa sistêmica, mas é minimizado com o uso de coils como mecanismo de ancoragem. Descrevemos a embolização bem-sucedida de FAV utilizando técnica combinada permitindo uma abordagem superseletiva, com oclusão completa da FAV, mostrando-se uma opção de tratamento segura, rápida e eficaz.

Palavras Chave

Fístula arteriovenosa pós biópsia
Transplante renal
Embolização de fístula arteriovenosa

Área

PEDIATRIA

Instituições

Hospital do Rim - Fundação Oswaldo Ramos - São Paulo - Brasil

Autores

Isadora Chiaradia Mattiello, Wlamir Pestana Ursini Júnior, Rosley Weber Alvarenga Fernandes, Suelen Stopa Martins, Luciana Porini Custódio, Laila Almeida Viana, Marina Pontello Cristelli, Renato Foresto, Helio Tedesco-Silva, Lúcio Requião Moura, José Medina-Pestana