Dados do Trabalho
Título
HIPERSENSIBILIZADOS EM LISTA DE ESPERA PARA TRANSPLANTE RENAL: PRIORIZAR E PRECISO
Introdução
Apesar do número de transplante renal realizado no Brasil e no mundo ter aumentado, ainda há um desequilíbrio entre a oferta de órgãos e a procura por transplante. Enquanto aguardam em lista de espera para realização do transplante, os pacientes tornam-se sensibilizados frente aos antígenos do sistema HLA, dificultando as suas chances de encontrar um doador compatível que não apresente moléculas HLAs reconhecidas pelos seus aloanticorpos. Objetivo: Avaliar o tempo em lista de espera de pacientes transplantados renais em função dos cPRAs realizados no pré-transplante.
Material e Método
Estudo transversal e retrospectivo realizado a partir da busca ativa dos registros da Central de Transplantes do Ceará-Brasil de pacientes renais crônicos que transplantaram entre outubro de 2002 a maio de 2023. Os pacientes foram divididos em 4 grupos em função do cPRA: I=0%, II=1-50%, II=51 a 90% e IV>90%.
Resultados
No período avaliado, 2.778 pacientes realizaram transplante renal. A análise dos cPRAs desses pacientes mostrou que a maioria dos pacientes pertencia ao grupo I (n=1.755, 69%), seguido do II (n=491, 19%), III (n=218, 9%) e IV (n=81, 3%). Pacientes do grupo IV ficaram mais tempo na lista de espera para realizar o transplante renal (28,3 meses) do que os pacientes do grupo I (15,4 meses, p=0,0003), grupo II (16,5 meses, p=0,001) e grupo III (20,1 meses, p=0,032). Não houve diferença na média do tempo de espera entre os grupos I e II (p=0,338).
Discussão e Conclusões
Os pacientes hipersensibilizados aguardam mais tempo em lista de espera para realizar um transplante com rim de doador falecido do que os pacientes com cPRA=0%. Faz-se necessário a implantação de medidas que viabilizem e priorizem a alocação de rim de doador falecido nesse grupo de pacientes no Ceará.
Palavras Chave
Sistema HLA; Hipersensibilizados; Transplante renal; Lista de espera.
Área
HISTOCOMPATIBILIDADE/IMUNOGENÉTICA
Instituições
Central de Transplantes do Ceará - Ceará - Brasil, Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais - Ceará - Brasil, Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil
Autores
LOUYSE TEIXEIRA SOUSA FREITAS, LARISSA CAVALCANTE FREITAS, ILANA FARIAS RIBEIRO ARAÚJO, ANTONIO JEFERSON FERREIRA SILVA, GABRIELA CIDRÃO VIEIRA PASSOS, NATHALIA BEZERRA BARBOSA, ELIANA RÉGIA BARBOSA ALMEIDA, SÔNIA LEITE SILVA, SILVIA FERNANDES RIBEIRO SILVA