Dados do Trabalho


Título

A TELECONSULTORIA ESPECIALIZADA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO DIAGNOSTICO PRECOCE DE ATRESIA BILIAR

Introdução

A teleconsultoria especializada é a troca de informações e opiniões entre profissionais de saúde para auxílio diagnóstico ou terapêutico. Diversas doenças requerem celeridade no diagnóstico a fim de promover prognósticos favoráveis aos pacientes, como exemplo, a atresia biliar (AB), maior causa de transplante hepático pediátrico no Brasil e no mundo. O encaminhamento em tempo hábil de casos suspeitos de AB é necessário, uma vez que esses pacientes necessitam de intervenção cirúrgica preferencialmente em até 60 dias de vida.

Relato do Caso

No ano de 2020 foi estabelecida parceria entre o Núcleo Técnico Científico de Telessaúde (NTCT) da Bahia e uma unidade gestora de dois hospitais referência em pediatria do estado para ofertar aos profissionais da Atenção Primária à Saúde o telemonitoramento e teleconsultoria especializada a pacientes com suspeita de AB com o objetivo de identificar precocemente estes pacientes . Foram estabelecidos critérios de elegibilidade (RN´s com mais de 14 dias de vida com permanência de icterícia, dosagem de bilirrubina direta > 1mg/dl e presença ou não de colúria e hipocolia fecal), além de fluxograma para assistência.

Resultados

A oferta de telemonitoramento e teleconsultoria especializada, além de busca ativa, se mostraram essenciais para viabilizar a triagem de casos com o apoio de especialistas e protocolos estabelecidos para oportunizar encaminhamentos em tempo hábil aos centros especializados para investigação e definição de conduta.

Discussão e Conclusões

Foi possível identificar a comunicação registrada e realizada entre profissionais com fundamentos técnico-científicos através de protocolo, além de ser uma estratégia que evita encaminhamentos desnecessários com redução de custos ao SUS e conferindo melhor prognóstico a pacientes que porventura venham a necessitar de transplante hepático

Palavras Chave

Teleconsultoria, Atresia Biliar, Transplante Hepático

Área

FÍGADO – Registros/Resultados do Centro

Instituições

HOSPITAL MARTAGÃO GESTEIRA - Bahia - Brasil

Autores

MONALLIZA GAMA OLIVEIRA, GILBERTO TADEU REIS SILVA , GISELLE ALVES DA SILVA TEIXEIRA