Dados do Trabalho
Título
DESENVOLVIMENTO DE DOENÇA DE CROHN DURANTE O USO DE RITUXIMABE PARA TRATAMENTO DE RECIDIVA DE GESF POS TRANSPLANTE RENAL: UM RELATO DE CASO
Introdução
A glomeruloesclerose segmentar focal (GESF) é um padrão morfológico de lesão glomerular. Após um primeiro transplante renal, 20% a 40% das GESFs recidivam, frequentemente levando à perda do enxerto. Apesar de geralmente ineficaz, a plasmaferese é ainda considerada como a primeira opção terapêutica para casos de recidiva de GESF pós-transplante. Contudo, recentemente, o Rituximabe tem surgido como alternativa terapêutica para esses casos. A Doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal caracterizada por inflamação intestinal crônica não infecciosa. O tratamento, assim como na GESF, envolve o uso de corticosteroides e agentes imunossupressores e imunomoduladores, sendo o Infliximabe, também um anticorpo monoclonal, uma recente e aparentemente promissora opção terapêutica.
Relato do Caso
Relatamos o caso de uma paciente, sexo feminino, 25 anos, transplantada de doador falecido em Maio de 2021 com início de proteinúria cerca de 11 meses depois, tendo a recidiva de GESF confirmada por biópsia renal em Abril de 2022.Foi tratada com corticoterapia, rituximabe e plasmaférese porém iniciou quadro de diarreia importante sendo confirmado Doença de Crohn em 10/22.
Resultados
O tratamento da GESF com Rituximabe foi interrompido e iniciado Infliximabe para tratamento da doença intestinal, sendo mantido as sessões regulares de plasmaférese, que continuam até hoje.
Discussão e Conclusões
O tratamento da recidiva de GESF e o da Doença de Chron envolvem o uso de corticosteroides, agentes imunossupressores e mais recentemente, os imunomoduladores como opção terapêutica. Os resultados tem sido promissores, contudo, assim como demonstrado no caso relatado, são terapias ainda recentes que requerem novos estudos e mais discussões sobre benefícios, complicações e efeitos colaterais potencialmente relacionados.
Palavras Chave
Rituximabe, GESF, Chron, transplante renal
Área
RIM - Complicações
Instituições
Hospital universitário de Brasilia - Distrito Federal - Brasil
Autores
Juliana Alves da silva, Brenda Carolina Oliveira Marques, Geraldo Rubens Ramos Freitas