Dados do Trabalho
Título
ADENOMATOSE HEPATICA MULTIPLA: RESULTADOS DO TRANSPLANTE HEPATICO NOS ULTIMOS 10 ANOS EM CENTRO UNICO
Introdução
O adenoma hepático é um tumor sólido benigno de rara incidência a qual aumentou consideravelmente a partir das últimas décadas, após o início do uso de anticoncepcionais orais. A adenomatose é uma doença rara caracterizada pela presença de mais de 10 adenomas, não possui sintomas específicos, e na maioria dos casos é diagnosticada de forma incidental. O diagnóstico é baseado em uma associação de achados clínicos e radiológicos. O tratamento cirúrgico é indicado de acordo com o risco de malignização ou sangramento dos adenomas.
Material e Método
Trata-se de um estudo transversal, analítico e retrospectivo realizado a partir da coleta de dados de todos os prontuários de pacientes internados com diagnóstico de Adenomatose Hepática Múltipla, os quais necessitaram de Transplante Hepático do Doador Falecido e Intervivos para o tratamento definitivo da doença. Os dados referem-se ao período de janeiro 2012 e dezembro do 2022.
Resultados
No total foram 11 pacientes analisados, predominantemente mulheres. A média do MELD para situação especial foi de 26,81; Dez pacientes foram submetidos a Transplante Hepático de doador falecido e um paciente submeteu-se a Transplante Intervivos. Todos apresentaram anatomopatológico confimatório para adenomatose.
Discussão e Conclusões
Adenomatose hepática múltipla é uma patologia rara, sendo o transplante hepático indicado em casos em que a ressecção é indicada, porém não é factível, em virtude do caráter difuso da doença.
Palavras Chave
ADENOMATOSE HEPATICA, TRANSPLANTE DE FIGADO, SITUACAO ESPECIAL, TRANSPLANTE, FIGADO
Área
FÍGADO – Registros/Resultados do Centro
Instituições
HOSPITAL DAS CLINICAS UNIVERSIDAD DE SAO PAULO - São Paulo - Brasil
Autores
JHOSIMAR ALVAREZ DE LA HOZ, DANIEL REIS WAISBERG, RODRIGO BRONZE MARTINO, LILIANA DUCATTI, VINICIUS ROCHA-SANTOS, RUBENS MACEDO ARANTES, RAFAEL SOARES PINHEIRO, LUCAS SOUTO NACIF, JOAO PAULO COSTAS SANTO, PAOLA SOFIA ESPINOZA ALVAREZ, IGOR FERREIRA VIEIRA, JULIANI DOURADO DE ALMEIDA, MACIANA SANTOS SILVA, PEDRO MARIN-CASTRO, FLAVIO HENQUE GALVAO, WELLINGTON ANDRAUS, LUIZ ALBERTO CARNEIRO D'ALBUQUERQUE