Dados do Trabalho


Título

ACEITAÇAO E CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE DOAÇAO DE ORGAOS

Introdução

Apesar do Brasil ser um grande centro transplantador faz-se necessário o entendimento do processo envolvido na doação de órgãos e a compreensão do papel da família na sua efetivação. Objetivo: Avaliar a aceitação e o conhecimento de estudantes de medicina sobre a doação de órgãos.

Material e Método

Foi realizado um estudo observacional com alunos de medicina de duas universidades privadas de Fortaleza-CE, em 2022, utilizando um questionário autoaplicável

Resultados

Dos 404 alunos avaliados, 42,3% eram do ciclo básico (21,8±4,5 anos) e 52,7% do clínico (24,3±5,7 anos). A maioria (99,8%) dos alunos dos dois ciclos é favorável a doação de órgãos, mas 35,9% deles ainda não tinham conversado com a família. A lei dos transplantes era desconhecida por 59,7% dos alunos e, após conhecê-la, 61,6% gostariam que sua decisão de ser doador em vida fosse respeitada, sem interferência familiar. A maioria (95,5%) dos alunos afirmou que seus órgãos poderiam ser doados se estivessem em morte encefálica-ME, mas 43,1% deles ainda não tinham comunicado a família e 20,8% acreditavam que a família não doaria. Não houve diferença no conhecimento sobre doação em função dos ciclos (p=0,8723). A maioria (98,3%) conhecia o conceito de ME, mas 10,6% não aceitavam esta definição e 22% desconheciam que um indivíduo somente é considerado potencial doador após a ME. A maioria (84,9%) ainda não tinha conversado com algum professor sobre a doação de órgãos (p=0,0000) e 77,7% ainda não tinham assistido aulas sobre o tema.

Discussão e Conclusões

Apesar da alta aceitação, importantes conceitos sobre doação de órgãos ainda são desconhecidos pelos estudantes de medicina. Faz-se necessária a inclusão do tema no currículo dos cursos de medicina e as campanhas informativas devem ser intensificadas.

Palavras Chave

Transplante renal; Lista de espera; Doação de órgãos; Medicina.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Centro Universitário Christus - Ceará - Brasil, Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

INGRID SARMENTO GUEDES, CAMILA TÁVORA NOGUEIRA, ÉRICA BATALHA GOMES, LOUYSE TEIXEIRA SOUZA FREITAS, SONIA LEITE SILVA, SILVIA FERNANDES RIBEIRO SILVA