Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DOS SERVIÇOS DE DOAÇAO DE ORGAOS E TECIDOS DO ESTADO DO PARANA COM DOIS INDICADORES DO ORGAN DONATION EUROPEAN QUALITY SYSTEM

Introdução

Dada a importância da disponibilidade de órgãos e tecidos, bem como dimensionar aspectos de eficiência e eficácia nesse processo, considera-se imperativo mensurar, monitorar e demonstrar a qualidade desses programas. Todavia parece não haver consenso sobre os indicadores específicos e sensíveis que devem ser utilizados para essa finalidade. Objetivou-se avaliar os serviços de doação de órgãos e tecidos do estado do Paraná com dois indicadores de qualidade do Organ Donation European Quality System (ODEQUS).

Material e Método

Estudo avaliativo quantitativo transversal realizado com os dados de notificações e doações provenientes de indivíduos em situação de morte encefálica do estado do Paraná, Brasil, realizadas no período entre janeiro de 2017 a dezembro de 2021. Foram empregados 2 indicadores de qualidade da doação após morte encefálica do ODEQUS, sendo eles: Taxa de Parada cardíaca inesperada (Padrão ODEQUS: 3%) e Taxa de Conversão de doadores em morte encefálica (Padrão ODEQUS: 75%). Os dados foram organizados e submetidos à análise estatística descritiva no software R.

Resultados

No período analisado foram realizadas 5.963 notificações de morte encefálica, destas 2.706 foram doações reais/efetivas. Quanto ao indicador de qualidade da taxa de parada cardíaca inesperada, foram 440 PCRs no período, resultando em uma taxa de 7,41%. A taxa de conversão dos doadores em morte encefálica foi de 65,60%. 

Discussão e Conclusões

Nota-se que os resultados apresentados deste período evidenciam o não alcance do padrão ODEQUS em nenhum dos dois indicadores, no entanto, apresenta uma reflexão importante de que para o estabelecimento de padrões comparativos tem-se levar em consideração uma série histórica e as especificidades dos serviços e país, buscando sempre a melhoria contínua para o alcance do padrão internacional.

Palavras Chave

Indicadores de qualidade, Avaliação em Saúde, Obtenção de Tecidos e Órgãos, Enfermagem.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) - São Paulo - Brasil, Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

RAFAEL RODRIGO DA SILVA PIMENTEL, DAISY MARIA RIZATTO TRONCHIN, MARCELO JOSÉ DOS SANTOS