Dados do Trabalho
Título
ACESSO A LISTA DE TRANSPLANTE RENAL RENAL EM MINAS GERAIS
Introdução
O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Apesar de Minas Gerais ter a segunda maior prevalência de doença renal em estágio terminal, ocupa apenas o sétimo lugar em número de transplantes renais por milhão de população. Um dos principais obstáculos é o acesso à lista de transplante para pacientes em terapia renal substitutiva (TRS). Compreender as barreiras que impedem um maior número de pacientes entrar em lista de espera é crucial para otimizar esse processo.
Material e Método
Foram incluídos todos os pacientes adultos incidentes em TRS entre 2015 e 2019 que permaneceram em diálise crônica por pelo menos 90 dias em Minas Gerais, por meio do Sistema Único de Saúde. Os dados foram obtidos dos sistemas DATASUS e Sistema Nacional de Transplantes, em 84 unidades de diálise, e acompanhados até dezembro de 2020.
Resultados
Dos 23.927 pacientes identificados, apenas 3.442 (14%) foram listados e 1.211 (4,4%) foram transplantados em seis anos. Fatores que estiveram significativamente associados a uma menor inclusão na lista de espera e transplante (p< 0,0001) incluíam unidades de diálise sem fins lucrativos, gênero feminino, idade acima de 60 anos e tratamento na região sul do estado.
Discussão e Conclusões
O entendimento das diiferenças geográficas em todo o país pode identificar oportunidades para aumentar o financiamento de recursos de saúde proporcionalmente às cargas de pacientes e doenças. Os centros de transplante devem auxiliar populações desfavorecidas para garantir equidade no acesso aos serviços. Políticas que melhorem o acesso dos pacientes aos cuidados são essenciais para reduzir as disparidades geográficas.
Palavras Chave
transplante renal
acesso a lista
disparidades
Área
RIM - Registros/Resultados do Centro
Instituições
Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil
Autores
CLAUDIO VITORINO PEREIRA, ISABEL CRISTINA GONÇALVES LEITE, MÁRIO CÍRIO NOGUEIRA, JULIANA BASTOS, VINICIUS SARDAO COLARES, ESTEFANE LORRAINE MARTINS VASCONCELOS, CAMILA MARINHO, ALEXANDRE ARANTES PIRES, GUSTAVO FERNANDES FERREIRA