Dados do Trabalho


Título

LESAO OCULAR ATIPICA COMO COMPLICAÇAO TARDIA DO TRANSPLANTE DE RIM

Introdução

A evolução do conhecimento sobre a imunossupressão no transplante de rins proporcionou maior sobrevida do enxerto renal, porém as complicações neoplásicas e infectocontagiosas continuam problemas frequentes nesta população. A imunossupressão associada a internações prolongadas, cateteres intravenosos permanentes, uso prolongado de antibióticos e granulocitopenia resultante de quimioterapia intensiva são fatores predisponentes à endoftalmite fúngica.

Relato do Caso

Feminino, 55 anos, com doença renal policística autossômica dominante, recebeu em outubro de 2014 um segundo transplante renal de um doador falecido padrão após perda de um rim em 2012 no pós-operatório imediato devido trombose. Recebeu indução com metilprednisolona e timoglobulina 3 mg/kg. A imunossupressão de manutenção realizada com micofenolato, tacrolimo e prednisona, com a conversão posterior do micofenolato em azatioprina. Apresentou períodos com neutropenia de 360 células/mm³ em 2015.
Diagnosticado linfoma difuso de grandes células B em 2022, sendo a imunossupressão modificada para prednisona 20 mg/dia. Antes do início da quimioterapia, paciente começou a se queixar de turvação visual à esquerda. Foi constatado vitreíte intensa com aglomerados esbranquiçados na cavidade vítria, não sendo possível avaliar retina. Hemoculturas e uroculturas negativas, e ecocardiograma sem acometimento infeccioso. Tratada com 83 dias de fluconazol oral e 2 aplicações de anfotericina B intraocular. Crescimento de Candida tropicalis em humor vítrio.

Resultados

Houve diminuição importante da lesão na retina associada a melhora da sintomatologia.

Discussão e Conclusões

As complicações da imunossupressão devem sempre serem lembradas no contexto do transplante de órgãos sólidos e, mesmo doenças raras como a endoftalmite fúngica, podem ter morbidade elevada se não identificadas.

Palavras Chave

Endoftalmite fúngica
Transplante renal
Linfoma difuso de grandes células B

Área

INFECÇÃO - Outros – Rim

Instituições

Hospital do Rim - Fundação Oswaldo Ramos - São Paulo - Brasil

Autores

Wlamir Pestana Ursini Júnior, Isadora Chiaradia Mattiello, Laila Almeida Viana, Renato Foresto, Helio Tedesco-Silva, Lúcio Requião Moura, Caroline Agnelli, José Medina-Pestana Medina-Pestana