Dados do Trabalho


Título

ANALISE DA QUALIDADE DA LIMPEZA DE SUPERFICIES CLINICAS EM UNIDADES DE TRANSPLANTE: ESTUDO MULTICENTRICO

Introdução

Durante o processo de transplante, o paciente fica suscetível a episódios infecciosos devido ao uso da terapêutica imunodepressora, utilizada para minimizar os riscos de rejeição dos enxertos. Assim, a limpeza e desinfecção do ambiente de saúde torna-se fundamental para a prevenção e controle de infecções por meio da redução da carga microbiana do ambiente que cerca o paciente. Devido a lacunas na literatura sobre a temática, o objetivo é analisar superfícies clínicas altamente tocadas pelas mãos em unidades de transplantes, verificando a qualidade do processo de limpeza e desinfecção.

Material e Método

Estudo descritivo, transversal realizado em unidades de transplante de dois hospitais, um público (hospital A) e outro filantrópico (hospital B) localizados na Zona da Mata, MG. A coleta de dados envolveu os seguintes métodos de avaliação: inspeção visual, teste de proteína, avaliação por fluorescência e avaliação microbiológica, cuja identificação utilizou a técnica de MALDI-TOF MS.

Resultados

Foram analisadas 40 (100,0%) superfícies, sendo 20 (50,0%) por hospital. Entre elas, o método de inspeção visual reprovou 17 (85,0%) no hospital A e 16 (80,0%) no hospital B. Houve associação estatística entre os hospitais e enfermarias avaliadas com os resultados insatisfatórios (p<0,05). A análise microbiológica identificou as espécies bacterianas Staphylococcus saprophyticus, Staphylococcus hominis, como representantes dos Staphylococcus coagulase negativa, Staphylococcus aureus e Pseudomonas oryzihabitans e espécies fúngicas como Candida albicans e Candida intermedia.

Discussão e Conclusões

Os resultados indicam a existência de deficiências na execução dos procedimentos de limpeza e desinfecção nessas áreas críticas, ressaltando a necessidade de uma melhoria nesses processos.

Palavras Chave

TRANSPLANTE; CONTAMINAÇÃO DE EQUIPAMENTOS; AMBIENTE DE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE; SERVIÇO DE LIMPEZA

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - Minas Gerais - Brasil

Autores

LUAN GONÇALVES SIVIERO, CAMILA CUSTÓDIO DA SILVA, ELISA CAMILA DE SOUZA E SILVA, JOÃO VICTOR FONSECA DE CARVALHO, TAMARA LOPES ROCHA OLIVEIRA, RENATA FIUZA CRUZ, SIBELY DE PAULA GUILHERME, GUSTAVO FERNANDES FERREIRA, THIAGO CEZAR NASCIMENTO, ANDRÉ LUIZ SILVA ALVIM