Dados do Trabalho


Título

RESULTADOS DO TRANSPLANTE HEPATICO EM PACIENTES COM TROMBOSE DE VEIA PORTA: LIÇOES APRENDIDAS AO LONGO DOS ANOS

Introdução

A trombose da veia porta (TVP) é complicação da cirrose que traz grandes dificuldades, quando não inviabiliza o transplante de fígado. Elucidar se o grau de TVP pode interferir no resultado do transplante, é contribuição significativa. Além disso, entender como o manejo da TVP tem evoluído ao longo dos anos, pode nos ajudar a direcionar os novos cuidados com essa desafiante condição. Objetivo deste trabalho é avaliar os resultados do transplante de fígado no paciente com trombose não tumoral de veia porta no HCFMUSP.

Material e Método

Foi realizado estudo de coorte retrospectiva, incluindo os pacientes transplantados no Serviço de Transplante Hepático do HCFMUSP no período de 2009 a 2021 que tiveram o diagnóstico pré operatório, confirmado durante a operação, ou intraoperatório de trombose não tumoral de veia porta.

Resultados

A sobrevida dos pacientes submetidos ao transplante de fígado com o achado pré operatório e confirmado no intraoperatório de TVP em 30 dias após o procedimento foi de 80,3%; ao final do estudo 66,7% dos pacientes sobreviveram. A estimativa calculada de sobrevida em 1 ano foi de 73%, 69% ao fim de 3 anos e 56% ao final de aproximadamente 11 anos (130 meses).

Discussão e Conclusões

Condição de Situação especial, disfunção grave do enxerto, DRI (donor risk index), esteatose do enxerto hepático, transfusão de concentrado de hemácias e tempo de isquemia total foram as variáveis identificadas para interferência na sobrevida precoce após o transplante na TVP. Modalidade do transplante (enxerto parcial ou completo), a classificação de Yerdel agrupada (grau 1 e 2; e grau 3 e 4), período do transplante (“Era” 1; “Era” 2), hemodiálise após o transplante e transfusão de sangue (número de concentrado de hemácias) foram identificados como variáveis de interferência na sobrevida ao final do estudo.

Palavras Chave

Transplante de Fìgado; Trombose da Veia Porta;

Área

FÍGADO – Registros/Resultados do Centro

Instituições

HC-FMSUP - São Paulo - Brasil

Autores

RODRIGO BRONZE DE MARTINO, DANIEL REIS WAISBERG, AMANDA MARIA DA SILVA, VINICIUS ROCHA-SANTOS, RAFAEL SOARES PINHEIRO, RUBENS MACEDO ARANTES, LILIANA DUCATTI, LUCAS SOUTO NACIF, LEONARDO YURI ZANINI, MARISA RAFAELA LIMA, BERNARDO FERNANDES CANEDO, JOAO PAULO COSTA SANTOS, PAOLA SOFIA ESPINOZA ALVAREZ, ALICE TUNG SONG, ANDRE DONG LEE, LUCIANA BERTOCCO HADDAD, IGOR VIEIRA, PEDRO MARIN-CASTRO, FLAVIO HENRIQUE GALVÃO, WELLINGTON ANDRAUS, LUIZ AUGUSTO CARNEIRO-D'ALBUQUERQUE