Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO E SOROLOGICO DOS DOADORES DE ORGAOS (CADAVERES) DA BAHIA NO ANO DE 2022

Introdução

Este estudo tem como objetivo descrever o perfil epidemiológico e sorológico dos doadores de órgãos do Estado da Bahia no ano de 2022, no intuito de identificar populações elegíveis para políticas públicas de conscientização da importância da doação de órgãos.

Material e Método

É uma análise descritiva, retrospectiva, com dados de 120 doadores de órgãos (cadáver) no período de janeiro a dezembro de 2022 do CTO-Ba, com dados sobre a causa da morte, faixa etária e sexo e perfil sorológico dos doadores.

Resultados

A idade média foi de 45 anos, mas aumento doadores acima de 60 anos (23,3%). Os doadores eram formados na maioria por pessoas do sexo masculino (65%). A principal causa de ME nos doadores foram as doenças cerebrovasculares (54%), seguido por TCE (32,5%). A maior parte das sorologias positivas foram para toxoplasmose IgG (26,3%) e CMV (36,8%). O teste positivo para sífilis estava presente em 9 pacientes (15,7%) , com as mulheres correspondiam a quase metade das sorologias positivas (46,5%).

Discussão e Conclusões

O AVC como a principal causa de ME nos doadores corrobora com os achados do estudo de Vasconcelos et al. (2014) e Rodrigues et Al. (2014). Todavia, é discordante do achado de Silva et al(2014) no qual TCE foi a causa principal. Tal discordância pode estar associado a maior média etária da população de doadores da presente casuística ( 45 anos).
Assim como demonstrou Amaral et al. (2008) e Baumel et al. (2011), nosso estudo demonstrou baixa soro prevalências de HCV, HIV I/II, HTLV I/II, com altas taxas de soroconversão para HBV, infecções por CMV e toxoplasmose , sendo a infecção aguda menos comum. A prevalência de Sífilis vem aumentando no Brasil, sendo os mais acometidos homens adultos jovens, assim como ocorreu no estudo. No entanto, as infecções não se comportam como barreira significativa na doação.

Palavras Chave

Perfil sorológico e epidemiológico
Transplante
doação de órgãos saudáveis

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Central de Transplantes do Estado Da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

AMERICA CAROLINA BRANDAO DE MELO SODRE, JOSE GERALDO CASTELLUCCI, MARCOS VINICIUS SILVA SANTOS, KARINE ANDRADE RODRIGUES