Dados do Trabalho


Título

ANALISE DE MORTALIDADE EM LISTA DE TRANSPLANTE HEPATICO: ERA MELD X ERA MELD-NA

Introdução

O processo de alocação de órgãos para transplante é complexo, e baseia-se nos princípios filosóficos de justiça distributiva e utilitarismo. Em 2006, o Brasil passou a adotar o escore MELD para ordenar os receptores em lista de espera para transplante hepático. No entanto, alguns pacientes podem não ter sua gravidade avaliada com correta acurácia por este método. Considerando-se que a hiponatremia constitui importante marcador de prognóstico sombrio nos doentes que aguardam pelo transplante, além de estar associada ao aumento da mortalidade em pessoas com cirrose avançada e hipertensão portal, desde 09 de Agosto de 2019 passou-se a incorporar o Meld-Na para alocação de pacientes em lista, a fim de tentar priorizar pacientes mais graves.

Material e Método

Avaliar o impacto da nova política de alocação em relação à mortalidade na lista de espera e mortalidade pós transplante hepático. Realizada análise retrospectiva de dados em prontuário e sistema de transplante. Os pacientes foram divididos naqueles inscritos em lista desde o início do programa que foi em Janeiro de 2012 até 08/08/19 (grupo era MELD) e de 09/08/19 até 03/07/23 (grupo era MELD-Na). O desfecho primário foi a mortalidade na lista de espera.

Resultados

Foram listados 656 pacientes na era MELD, tendo sido transplantados 485 pacientes no período. Na era MELD-Na, foram listados 460 pacientes e transplantados 405 pacientes. A mortalidade em lista na era MELD foi 13,4% e na era MELD-Na foi 10.4%.

Discussão e Conclusões

Sistemas de alocação de pacientes em lista de transplante devem ser implementados a fim de tentar priorizar potenciais receptores mais graves. Isto pode gerar impacto na mortalidade pós transplante.

Palavras Chave

Lista, transplante, mortalidade

Área

FÍGADO – Registros/Resultados do Centro

Instituições

ICTDF - Distrito Federal - Brasil

Autores

NATÁLIA DE CARVALHO TREVIZOLI, DANIELLE SACCHI DE SOUSA CORREIA BITENCOURT, SILAS GUSTAVO BARBOZA ROMERES, CAROLINA AUGUSTA MATOS DE OLIVEIRA, PRISCILA BRIZOLLA DE CAMPOS, RAQUEL FRANCINE BUNDCHEN ULLMANN, HENRIQUE CARVALHO ROCHA, GUSTAVO DE SOUSA ARANTES FERREIRA, LUIZ GUSTAVO GUEDES DIAZ, FERNANDO MARCUS FELIPPE JORGE, GABRIEL DE OLIVEIRA NUNES CAJÁ, ANA VIRGINIA FERREIRA FIGUEIRA, EVELYN JACOME OBEID, ANDRE LUIS CONDE WATANABE