Dados do Trabalho


Título

Avaliação de complicações pós-operatórias em pacientes portadores de obesidade submetidos ao transplante renal

Introdução

A obesidade - índice de massa corporal (IMC) ≥30 kg/m2 – está associado a maior índice de complicações pós-transplante renal, como infecção de feridas, hérnias, linfocele, disfunção primária e menores taxas de sobrevida do enxerto. Desta forma, objetivou-se avaliar a correlação entre obesidade e complicações pós-operatórias em pacientes submetidos a transplante renal em um único centro.

Material e Método

Trata-se de um estudo transversal retrospectivo, com base na revisão de prontuários de pacientes submetidos a transplante renal no Hospital Municipal São José (HMSJ), na cidade de Joinville, Santa Catarina (SC), no período entre janeiro de 2012 a janeiro de de 2023, sendo coletados dados como idade, gênero, IMC, data do transplante renal, função do enxerto na alta hospitalar, sobrevida e complicações pós-transplante renal. Os dados foram analisados através de medidas de tendência central e do teste qui-quadrado com auxílio do programa IBM SPSS Statistics®.

Resultados

Foram incluídos no estudo 909 pacientes, com média de idade de 46 anos e predomínio do gênero masculino (65,7%). Quanto à classificação do IMC, apenas 14,85% dos pacientes eram obesos (IMC ≥30 kg/m2) . Entre estes, os classificados com obesidade grau III (IMC ≥40 kg/m2) apresentaram o maior índice de perda do enxerto renal a longo prazo (cerca de 50% dentro do grupo) - principal complicação avaliada neste trabalho.

Discussão e Conclusões

A obesidade em pacientes submetidos ao transplante renal está relacionada a maior incidência de complicações pós-operatórias, como infecção de ferida operatória, atraso na função do enxerto, perda do enxerto renal e óbito. A longo prazo, observa-se tendência a maior perda de função com necessidade de re-transplante. Portanto, as estratégias que visem a redução de peso pré-operatória devem ser consideradas no pré-tranplante.

Palavras Chave

Transplante de Rim; Obesidade; Complicações Pós-Operatórias

Área

RIM - Complicações

Instituições

Hospital Municipal São José - Santa Catarina - Brasil

Autores

VITORIA DA SILVA BELLI, JOAO PEDRO RIBEIRO BAPTISTA, LUIS FILIPI CAETANO RODRIGUES, RODRIGO MENEGAS DE ASSIS, MARINA STEINGRABER PEREIRA, LUCIANE MONICA DEBONI, MARCOS ALEXANDRE VIEIRA, FRANCO SILVEIRA DA MOTA KRUGER, CARLOS ALBERTO ROST, HERCILIO ALEXANDRE DA LUZ FILHO, JOSE ALUISIO VIEIRA, JEAN CRISTOVAO PEREIRA GUTERRES, ANDRE CARMINATI LIMA, CHRISTIAN EVANGELISTA GARCIA