Dados do Trabalho
Título
MODELO TERAPEUTICO PARA ENSINO DA INSULINOTERAPIA A PACIENTES COM DIABETES MELLITUS POS-TRANSPLANTE
Introdução
O transplante de órgãos sólidos é o tratamento de escolha para a maioria dos pacientes com doenças terminais direcionadas à órgãos alvo, oferecendo maior expectativa e qualidade de vida, quando comparado a outras modalidades de tratamento.
Devido ao aprimoramento das técnicas cirúrgicas de captação, perfusão e implante dos órgãos e ainda o avanço na fabricação de imunossupressores, a rejeição do enxerto vem diminuindo progressivamente com consequente aumento da expectativa de vida desses pacientes. Por conseguinte, as complicações tardias tem merecido atenção das equipes transplantadores, no intuito de mitigar fatores que possam reduzir a expectativa de vida, dentre elas o Diabetes Mellitus Pós-transplante.
A Diabetes Mellitus é conhecida mundialmente como doença de alta morbidade na população, e pode recorrer com diversas complicações que vem a comprometer a funcionalidade e a expectativa de vida dos seus portadores, não obstante possui um tratamento complexo que envolve mudança nos hábitos de vida, tratamento medicamentoso oral e muitas vezes a insulinoterapia.
Material e Método
Trata-se de um relato de caso cujo objetivo principal é discutir a importância da educação em saúde para o ensino da insulinoterapia a pacientes, que desenvolveram a doença após o transplante de órgãos sólidos, e ainda como objetivo secundário descreveremos o desenvolvimento de um modelo terapêutico como ferramenta em orientações a pacientes com DMPT em um centro transplantador do Distrito Federal. Este estudo segue os pressupostos da Metodologia da Problematização, com a aplicação do método do Arco proposto por Charles Maguerez.
Resultados
A ideia da criação da ferramenta é educar sobre a técnica e a conservação do uso da insulina
Discussão e Conclusões
O uso da ferramenta pode educar e contribuir para adesão de pacientes com DMPT
Palavras Chave
Transplante; Diabetes Mellitus; Insulina; Educação em saúde
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório
Instituições
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil
Autores
THAYANE ALVES DOS SANTOS RODRIGUES, THAYLON MENDES FEITOSA