Dados do Trabalho
Título
LIGADURA DE ARTERIA HEPATICA COMUM DEVIDO A ROMPIMENTO DE PSEUDOANEURISMA – RELATO DE CASO DE UM RETRANSPLANTE HEPATICO
Introdução
.
Relato do Caso
Paciente feminina, 42 anos, submetida a transplante hepático por cirrose criptogênica, com (MELD-Na) de 16/29 (situação especial por ascite refratária), com boa evolução no pós-operatório imediato, alta no 11 dia após a cirurgia. Cerca de 7 dias após a alta, a paciente deu entrada no serviço de emergência com quadro de choque hemorrágico ( hemoglobina de 4,9), sendo evidenciado pseudoaneurisma de artéria hepática, com diâmetro de 1,5, submetida a cirurgia de urgência, realizada ligadura de arteria hepática. Paciente relistada por trombose de arteria hepática. Evoluiu com colangite de repetição, bilomas, dilatação de vias biliares enquanto aguardava novo transplante. Foi submetida a re-transplante hepático 7 meses após, MELD na ocasião de 24/29, evoluindo bem no pós-operatório, segue em acompanhamento ambulatorial sem intercorrências.
Resultados
.
Discussão e Conclusões
Discussão: Dentre as complicações vasculares pós-transplante o pseudoaneurisma de artéria hepática é uma entidade rara, e pode cursar com sangramento espontâneo a depender da extensão e localização. Seu tratamento envolve abordagem endovascular, cirúrgica, e em casos de falha do enxerto, o retransplante hepático. A trombose de artéria hepática é a complicação vascular relatada mais frequente pós transplante de fígado, que cursa com a diminuição importante da sobrevida do enxerto (cerca de 30 dias após o transplante), apresentando alta taxa de mortalidade decorrente, principalmente, de complicações biliares. Comentários finais: Trata-se de um caso pouco frequente na literatura, cuja trombose arterial foi provocada a partir de uma ligadura intencional da artéria hepática, num contexto de cirurgia de emergência por rompimento de pseudoaneurisma. O caso ilustra o tratamento após a complicação, e a necessidade de retransplante hepático.
Palavras Chave
Pseudoaneurisma de artéria hepática, re-transplante hepático, complicações vasculares.
Área
FÍGADO – Complicações
Instituições
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP - São Paulo - Brasil
Autores
MACIANA SANTOS SILVA, Tarsila Gomes Caldas, Jhosimar de Jesus Alvarez de La Hoz, Juliani Dourado Almeida, Luciana Bertocco Haddad, Igor Vieira, Daniel Reis Waisberg, Rafael Soares Pinheiro, Lucas Souto Nacif, Vinicius Rocha Santos, Rodrigo Bronze Martino, Liliana Ducatti, Rubens Macedo Arantes, Alice Tung Song, Andre Dong Lee, Pedro Marin Castro, Flavio Henrique Galvao, Wellington Andraus, Ian Torres Lima, Luiz Augusto D´Albuquerque Carneiro