Dados do Trabalho


Título

IMPLANTE SINTETICO DE ARTERIA RENAL COMO ALTERNATIVA VIAVEL EM TRANSPLANTE DE DOADOR FALECIDO: RELATO DE CASO

Introdução

O transplante renal é o melhor tratamento para pacientes em estágio avançado da doença renal, proporcionando maior sobrevida e qualidade de vida. Órgãos provenientes de doadores falecidos são os mais utilizados e variações anatômicas congênitas ou lesões iatrogênicas durante a retirada representam desafios para o implante e aproveitamento do órgão.

Relato do Caso

Paciente masculino, 63 anos, portador de nefropatia hipertensiva, convocado para transplante renal com doador falecido. Doação e captação realizado em outro estado, com tempo de isquemia fria superior a 12 horas. Durante o preparo de rim esquerdo, evidenciado artéria e veia única com patch de aorta e veia cava inferior; ureter único. Exploração vascular mostrou oclusão distal da artéria renal e dissecção endoluminal do segmento proximal. Técnica não ortodoxa para reimplante foi escolhida como forma de aproveitamento do enxerto, utilizando segmento de prótese vascular sintética para revascularização.

Resultados

Paciente evoluiu bem, tendo alta no 5o pós operatório sem complicações, doppler com boa vascularização e função renal em melhora. Após 6 meses da cirurgia, segue com Creatinina 1,2 mg/dl. Sem intercorrências no período.

Discussão e Conclusões

Situações morfológicas do pedículo vascular que dificultam ou impedem o implante renal são desafiadoras no uso de enxertos renais e necessitam tempo maior de trabalho em bancada e maior tempo de isquemia, implicando diretamente na evolução do enxerto transplantado. O uso de substitutos vasculares do próprio receptor ou conservados previamente tem seus inconvenientes. Substitutos protéticos permitem ganho de tempo e flexibilidade de implante. O uso de substitutos protéticos para revascularização de enxertos renais é alternativa útil em situações selecionadas como opção ao uso de homoenxertos vasculares.

Palavras Chave

Transplante renal
Doador vivo
Próstese vascular

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

Daniel Rust, Bethânia Ferreira Nascimento, Juliana Bastos, Estefane Lorraine Martins Vasconcelos, Camila Marinho, Alexandre Arantes Pires, Vinicius Sardao Colares, Glaucio Souza, Gustavo Fernandes Ferreira, Marcio de Sousa