Dados do Trabalho
Título
INELEGIVEIS: O PARENTESCO E IMPORTANTE PARA A DOAÇAO EM VIDA?
Introdução
O transplante renal com doador vivo (TxDV) é o melhor tratamento para doença renal avançada, proporcionando melhor qualidade de vida e sobrevida para os receptores. Paradoxalmente, o número de TxDV no Brasil vem em queda, representando menos de 15% do total e, destes, apenas 11% são de doadores não relacionados. Nosso objetivo foi avaliar as características dos candidatos a doação em vida, buscando identificar possíveis diferenças entre aqueles relacionados e os não relacionados aos receptores.
Material e Método
Estudo restrospectivo observacional. Foram analisados todos os candidatos a doação em vida avaliados entre 2015 e 2022 em um único centro. Os pacientes foram divididos em 2 grupos: Relacionados (até 4o grau ou conjuge) e Não relacionados ao possível receptor. Excluídos pacientes que não tiveram sua avaliação completa.
Resultados
Dos 1166 candidatos avaliados, apenas 20,1% não eram relacionados ao receptor. Não foi observada diferença significativa entre os grupos em nenhuma variável demográfica (idade, sexo, etnia e IMC), socioeconomica (nível educacional e renda familiar), presença de comorbidades ou causas de contraindicação.
Ao avaliar a motivação, os dois grupos apresentaram pontuações semelhantes no Questionário de Avaliação do Desejo de Doar (relacionado: 33,1 vs não relacionado: 32 [máximo: 40], p=0,216). A taxa de efetivação da doação também não se diferiu (relacionado: 19,1% vs não relacionado: 14,1%, p=0,076).
Discussão e Conclusões
Os resultados demonstram que candidatos a doação não relacionados ao receptor são semelhantes àqueles relacionados, não sendo observada nenhuma variável que pudesse apontar maior vulnerabilidade neste grupo. Sabendo que os excelentes resultados do TxDV independe de existir parentesco entre doador e receptor, não parece haver motivo para discriminar doadores não relacionados.
Palavras Chave
transplante renal
doador vivo
não aparentado
Área
RIM - Registros/Resultados do Centro
Instituições
Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil
Autores
JULIANA BASTOS, ESTEFANE LORRAINE MARTINS VASCONCELOS, ALEXANDRE ARANTES PIRES, GLAUCIO SOUZA, MARCIO DE SOUSA, CAMILA MARINHO, VINICIUS SARDAO COLARES, GUSTAVO FERNANDES FERREIRA