Dados do Trabalho
Título
SERIE DE CASOS: AVALIAÇAO DA FUNÇAO DO ENXERTO A LONGO PRAZO
Introdução
A trombose da veia porta (TVP) é uma complicação grave e recorrente de pacientes cirróticos em fila de transplante hepático. Apesar de não ser considerada contraindicação absoluta ao transplante hepático, ainda continua sendo um desafio para os centros transplantadores, requerendo técnicas cirúrgicas avançadas e ainda pouco realizadas.
Material e Método
Série de casos de oito pacientes, com análise de prontuário de um centro de transplante hepático de Curitiba, PR, no período de janeiro de 2018 a dezembro de 2022. Todos os pacientes apresentavam evidência pré-operatória de tromboses portais graus III e IV. A técnica cirúrgica realizada foi reconstrução reno-portal, com dissecção da veia cava inferior até que a veia renal esquerda (VRE) pudesse ser isolada, sendo então seccionada e realizada anastomose término-terminal com a veia ilíaca do doador, que foi então interposta para a veia porta do aloenxerto.
Resultados
Ocorreram 371 transplantes no período analisado. Destes, oito pacientes (2,15%) apresentaram trombose complexa de veia porta com presença de shunt esplenorrenal importante. 87,5% foram do sexo masculino, média de idade de 65,75 anos, 62,5% apresentavam diabetes, sendo esteatohepatite não alcoólica a etiologia da cirrose mais prevalente (62,5%). 50% do casos ocorreram em 2018, e 25% em 2020. O doppler de enxerto pós-operatório foi realizado entre o primeiro e o segundo dia da cirurgia e apresentou perviedade dos vasos em todos os casos.
Discussão e Conclusões
Ampla experiência cirúrgica é necessária para superar os desafios operatórios relacionados a TVP. Porém, reconstruções fisiológicas como a reno-portal, podem ser realizadas com segurança e eficácia como um procedimento que impacta na sobrevida para pacientes com TVP complexa, permitindo em muitos casos resultados semelhantes aos pacientes sem TVP.
Palavras Chave
Transplante hepático; Cirrose hepática; Sobrevida; Trombose venosa.
Área
FÍGADO – Técnica cirúrgica
Instituições
Hospital São Vicente - Paraná - Brasil
Autores
DÉBORA CRISTINA HAACK BASSANI, GUILHERME FERRARINI FURLAN, IGOR LUNA PEIXOTO, KELRE WANNLEN CAMPOS SILVA ARAÚJO, LEANDRO BILLÓ, NERTAN LUIZ TEFILLI