Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DAS INDICAÇOES DE TRANSPLANTE DE CORNEA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ENTRE OS ANOS DE 2018 A 2022.

Introdução

As doenças da córnea são causas importantes de cegueira reversível no mundo, atingindo a população ativa, o que leva a uma importante perda econômica e social. As indicações de transplante de Córnea no Brasil variam em diferentes regiões, sendo o ceratocone a principal indicação na maioria das cidades do Brasil.

Material e Método

Estudo transversal e retrospectivo sobre o perfil epidemiológico dos 3471 pacientes inscritos na lista de espera de transplante de Córnea no Sistema Nacional de Transplantes (SNT), de janeiro de 2018 a dezembro de 2022.

Resultados

Dos 3471 receptores inscritos na lista de espera para transplante de Córnea, 22,2% com diagnóstico de Distrofia de Fuchs, 20,4% Ceratopatia Bolhosa, 17,7% Ceratocone, 12,7% Leucoma de qualquer etiologia, 6,6% falência secundária ou tardia, 2,7% degeneração Corneana, 1,0% ceratite intersticial, 0,2% anomalias corneanas congênitas, 0,1% queimadura ocular. Observou-se que a prevalência de Ceratocone foi mais comum entre os homens, com 23,3% dos inscritos e Distrofia de Fuchs mais frequente entre as mulheres com 27,8%.

Discussão e Conclusões

A principal indicação para transplante de córnea no RJ é a Distrofia de Fuchs, seguida por Ceratopatia Bolhosa e Ceratocone. Sendo que o Ceratocone tem maior prevalência entre os homens e a Distrofia de Fuchs entre as mulheres.

Palavras Chave

Transplante. Lista de espera.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

CENTRAL DE TRANSPLANTES RJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

CAROLINE ROCHA PAURA, LINDALVA SOUZA GUEDES DE ARAUJO, PATRICIA CORTEZ BONA DE OLIVEIRA, PRISCILA RYMER, RENATA PEREIRA RIBEIRO SOARES, DECENIR MUNIZ DA CRUZ MEIRELLE, MAITA DOS SANTOS CUNHA, ALBA KEILA SOUSA E SILVA, MOISÉS VINÍCIUS GONÇALVES DE SOUZA, ROSARIA MARQUES SERRA, KARINA APARECIDA MOREIRA MANHÃES