Dados do Trabalho
Título
TRANSPLANTE HEPATICO EM MAIORES DE 70 ANOS
Introdução
Com o envelhecimento da população e as mudanças no perfil etiológico das hepatopatias crônicas, cada vez mais atendemos nos ambulatórios pacientes com mais de 70 anos que necessitam transplantes de fígado (TF). Na legislação brasileira a sua inscrição é permitida, mas esses pacientes ainda são rejeitados em alguns serviços diante da morbimortalidade maior nessa faixa etária e pela mortalidade em lista de espera em faixas etárias mais baixas, o que parece ser uma decisão filosófica.
Material e Método
Neste estudo avaliamos em um hospital do grupo os últimos 10 transplantes em maiores de 70 anos (Grupo A) comparando-os com pacientes mais jovens (< 70 anos , N = 61, Grupo B) transplantados no mesmo período. Observamos que os TF no Grupo A representaram 14% do total de transplantes realizados no período analisado, maior que a média na literatura que situa-se em 9% em grandes serviços no mundo. A análise estatística foi feita pelo Teste Exato de Fischer.
Resultados
Na comparação pré-operatória, a função hepática (Child e MELD Na+) foi semelhante mas o grau de desnutrição foi maior no Grupo A (p < 0,05). Durante a internação, houve maior tempo de UTI no Grupo A (5 x 3 dias, p<0,05), com tempo de intubação semelhante (1 x 1 dia, p=0,76) e ocorrência de hemodiálises maior no Grupo B porém sem diferença estatisticamente significativa (0 x 21,3%, P=0,32). O tempo de hospitalização foi semelhante (9,5 x 8 dias , p=0,51). A sobrevida precoce (até 90 dias) foi semelhante nos dois grupos ( 90% x 86,9%, p=1,0).
Discussão e Conclusões
Concluímos que os TF em pacientes 70+ apresentam resultados semelhantes em relação aos pacientes < 70 anos.
Palavras Chave
Transplante hepático; idosos; maiores de 70 anos; sobrevida
Área
FÍGADO – Registros/Resultados do Centro
Instituições
HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ - São Paulo - Brasil, HOSPITAL LEFORTE - São Paulo - Brasil
Autores
MARINA GUITTON RODRIGUES, THAIS NATÁLIA DE ALMEIDA, KLEYBSON SAMUEL MELO DE ANDRADE, SABRINA RODRIGUES DE FIGUEIREDO , MAIRA ANDRADE NACIMBEM MARZINOTTO, REGINA GOMES DOS SANTOS, MARCELO PEROSA, TÉRCIO GENZINI