Dados do Trabalho
Título
DOADOR CHAGAS POSITIVO E TRANSPLANTE RENAL: EXPERIENCIA DE 10 ANOS
Introdução
A doença de Chagas um problema prevalente de saúde pública na América Latina. A escassez de órgãos para transplante faz com que alguns centros utilizem doadores com doenças potencialmente transmissíveis. Dados sobre a prevalência de Doenças de Chagas em receptores de órgãos sólidos são escassos e relatos de reativação são incomuns. Nosso objetivo é avaliar a reativação de Chagas em receptores de transplante renal de doadores com sorologia positiva.
Material e Método
Estudo retrospectivo observacional. Foram avaliados todos os receptores de transplante renal de doador com sorologia positiva para Chagas no período de 01 de Janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2022.
Resultados
No período de análise, foram realizados 74 transplantes com rins de doadores com sorologia positiva para Chagas. Houve reativação e diagnóstico de Doença de Chagas aguda em 2 pacientes (2,7%) com 1 óbito (1,35%). A maior parte dos pacientes recebeu profilaxia com Benznidazol por 2 meses, tendo somente 1 (1,35%) realizado uso da medicação por período inferior, evoluindo com reativação. A apresentação clínica foi heterogênea, sendo em um dos casos um quadro inespecífico de edema de raiz de coxa, febre e piora de função renal e outro uma apresentação fulminante com disfunção orgânica e choque. A elevação de desidrogenase lática foi um marcador laboratorial comum em ambos casos.
Discussão e Conclusões
Reativação de doença de Chagas é mais comumente descrita em receptores de transplante de células-tronco hematopoiéticas, sendo menos frequente em transplantes de órgãos sólidos. Com o crescente número de pacientes a espera de transplante, a possibilidade de profilaxia com bons resultados mostra segurança em uso de órgãos de doadores portadores de Chagas.
Palavras Chave
Chagas
Transplante renal
Área
INFECÇÃO - Outros – Rim
Instituições
Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil
Autores
ESTÉFANE LORRAINE MARTINS VASCONCELOS, INGRID FÁTIMA MARTINS VASCONCELOS, CAMILA MARINHO, ALEXANDRE ARANTES PIRES, GLAUCIO SOZUA, MARCIO DE SOUSA, VINICIUS SARDAO COLARES, JULIANA BASTOS, GUSTAVO FERNANDES FERREIRA