Dados do Trabalho


Título

A INTERAÇAO DE COMPONENTES DIETETICOS, INFLAMAÇAO SISTEMICA, LEPTINA E GANHO DE PESO EM PACIENTES TRANSPLANTADOS RENAIS.

Introdução

Obesidade, um estado crônico de inflamação sistêmica de baixo grau, está associada a piores desfechos no pós transplante renal. A contribuição de parâmetros dietéticos na inflamação associada à obesidade nessa população segue pouco explorada. Os objetivos desse trabalho foram avaliar o efeito de dieta hiperproteica e de baixa carga glicêmica no perfil inflamatório de pacientes transplantados renais e se níveis de citoquinas podem influenciar alterações de peso nessa população.

Material e Método

Foi realizado um ensaio clínico randomizado, onde o grupo intervenção (GI) recebeu orientação para dieta hiperproteica e de baixa carga glicêmica e o grupo controle (GC) recebeu orientação nutricional padrão. Proteína C-Reativa, Interleucinas 1β, 6 e 8, Fator de Necrose Tumoral – α e leptina foram avaliados no momento basal e após seis meses. A mesma amostra foi tratada como coorte e os pacientes agrupados conforme o ganho de peso no seguimento, a fim de identificar se marcadores inflamatórios são capazes de predizer o ganho de peso.

Resultados

Cinquenta pacientes foram randomizados para o GI e 54 para o GC. GI diminui a carga glicêmica das refeições e não aumentou consumo proteico. A intervenção não impactou níveis de marcadores inflamatórios, que não foram diferentes ao longo do tempo e nem entre grupos. Na análise de coorte, 52 pacientes ganharam >2,5% do peso e 52 perderam, mantiveram ou ganharam <2,5% do peso, independente do grupo para o qual foram randomizados. Leptina sérica mais elevada no momento basal foi a variável que se associou com ganho de peso, e o resultado se manteve após ajustes para possíveis confundidores.

Discussão e Conclusões

Uma dieta de baixa carga glicêmica não impactou o perfil inflamatório. Níveis mais altos de leptina podem ser preditores de ganho de peso nessa população.

Palavras Chave

Transplante Renal, inflamação, leptina, obesidade

Área

MULTIDISCIPLINAR - Nutrição

Instituições

Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

CAMILA CORREA, ELIS FORCELLINI PEDROLLO, JÚLIA DE MELO CARDOSO DE FREITAS, BEATRIZ DORNELES FERREIRA DA COSTA, NATHALIA PINHATTI GOULARTT, GABRIELA CORREA SOUZA, CRISTIANE BAUERMANN LEITÃO