Dados do Trabalho
Título
MANEJO DA RECUSA FAMILIAR NA DOAÇAO DE ORGAOS: A CONSTRUÇAO DE NORTEADORES PARA ENTREVISTADORES
Introdução
A recusa familiar se configura como a maior causa de não efetivação da doação de órgãos no Brasil, sendo a taxa de 21% na OPO Maringá, em 2022. Sendo imprescindível a qualificação do processo de acompanhamento familiar e o aperfeiçoamento das habilidades do entrevistador, constituiu-se um grupo de estudos em acolhimento e entrevista familiar, com o objetivo de analisar as recusas ocorridas no âmbito da OPO Maringá. Como produto dessas discussões, surgiu a iniciativa de criar um conjunto de orientações para intervenção com as famílias frente a possibilidade de recusa para doação de órgãos e tecidos.
Material e Método
Estudo metodológico, constituído por três etapas, sendo: reunião com entrevistadores previamente elencados para apresentação dos motivos de recusa e proposta da construção dos norteadores; aplicação de questionário aos entrevistadores participantes; elaboração de protótipo com o condensado de orientações pela psicóloga da OPO.
Resultados
Para cada motivo de recusa elencado foram estabelecidas orientações de intervenção junto aos familiares no momento da entrevista para doação de órgãos e tecidos. Os argumentos sugeridos se referem diretamente ao doador, ao grupo familiar e à sociedade como um todo, com o objetivo de favorecer a reflexão dos envolvidos para a tomada de decisão.
Discussão e Conclusões
O protótipo elaborado contribuirá na capacitação de equipes para o acolhimento e entrevista das famílias para doação, auxiliando no manejo dos casos onde a recusa vem se configurando como decisão da família. Mais do que um recurso de argumentação, o conjunto de orientações configura uma oportunidade de fomentar junto às famílias uma melhor reflexão e uma possível mudança de perspectiva, configurando assim uma decisão amparada, tendo como premissa o direito legal da família a uma decisão livre e esclarecida.
Palavras Chave
Morte Encefálica, doação de órgãos; entrevista; Recusa.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação
Instituições
Sistema Estadual de Transplantes do Paraná - Paraná - Brasil
Autores
MARCELA BATTILANI, GISLAINE FUSCO DUARTE, ROSIANE RIBEIRO DOS SANTOS, JULIANA RIBEIRO GIUGNI, MARCOS ROBERTO BELLATO, SUSANA SILVANO ALMEIDA, DANUSA GOIN, ROSANE ALMEIDA DE FREITAS, ELLEN CATARINE CABIANCHI, MÁRCIA ANGELO DOS SANTOS, ANDREZA MARA CAMPOS DE MELO, MARIA ALICE RUFINO FERNANDES BEGO, VIVIANNE CRISTINA BOARETTO TONIOL