Dados do Trabalho
Título
ESTUDO COMPARATIVO DA EPIDEMIOLOGIA E SOBREVIDA DO TRANSPLANTE HEPATICO EM PORTADORES DE ESTEATOHEPATITE NAO ALCOOLICA E OUTRAS ETIOLOGIAS EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA DO NORDESTE DO BRASIL
Introdução
Doença hepática gordurosa não alcoólica (NASH) é caracterizada por lesão e acúmulo excessivo de gordura no fígado podendo evoluir com fibrose, cirrose e câncer de fígado com necessidade de transplante hepático (TH). Este estudo objetiva avaliar a epidemiologia e sobrevida de pacientes com NASH submetidos a TH em um Hospital Universitário.
Material e Método
Estudo observacional retrospectivo envolvendo prontuários de pacientes transplantados entre maio de 2002 e março de 2023 pela equipe do Hospital em questão. Os dados foram obtidos dos registros armazenados virtualmente no RedCap. As análises comparativas de idade, sexo e sobrevida foram realizadas pelo método qui-quadrado e curvas de sobrevida pelo log rank sendo considerado significante os valores de p<0,05.
Resultados
Foram realizados 2273 TH, desses 81 (3,5%) possuíam diagnóstico de NASH. O primeiro caso de TH documentado neste serviço por esta etiologia ocorreu em 2012, desde então, NASH teve proporção crescente ao longo dos anos, partindo de 1 (0,04%) em 2012 até 18 (0,8%) em 2022. A maioria dos pacientes transplantados por NASH, 53,1% (n=43), era do sexo masculino e a idade média dos pacientes foi de 56,8 (Δ 25 a 72) anos. A sobrevida de 30 dias, 1 e 5 anos dos pacientes transplantados por NASH foi significativamente maior do que por outras causas sendo de 96%, 91% e 90% por NASH enquanto, a sobrevida global por todas as etiologias foi de 93,5%, 82,6% e 77,6% (p=0,018).
Discussão e Conclusões
O TH por NASH passou a ser documentado apenas em 2012 e ganhou importância entre as etiologias existentes ao longo dos anos. No estado do Ceará, os transplantes por NASH ocorreram principalmente em homens após a quinta década de vida, com sobrevida global superior às outras etiologias do serviço de transplante hepático do estudo.
Palavras Chave
Esteatohepatite não alcoólica (NASH), Transplante hepático, Cirrose
Área
FÍGADO – Registros/Resultados do Centro
Instituições
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - Ceará - Brasil
Autores
ANNA TERESA COELHO ANDRADE, ANA CECÍLIA RIBEIRO COELHO , RAFAEL TITO PEREIRA SOBREIRA, JOATHAN KAIRO DE SOUZA SILVA, LARISSA PEIXOTO TEIXEIRA, MAXSUÊNIA QUEIROZ MEDEIROS, GERALDO DE FRANÇA JÚNIOR, MELISSA MACEDO PEIXOTO NASCIMENTO, MATEUS MENDES SANTOS FREIRE, ANTÔNIO BRAZIL VIANA JUNIOR, ELODIE BOMFIM HYPPOLITO, CLÉBIA AZEVEDO DE LIMA , BARTOLOMEU ALVES FEITOSA NETO, GUSTAVO RÊGO COÊLHO, JOSÉ HUYGENS PARENTE GARCIA