Dados do Trabalho


Título

EPIDEMIOLOGIA E SOBREVIDA EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA DE WILSON TRANSPLANTADOS DE FIGADO EM UM SERVIÇO DE REFERENCIA NO NORDESTE DO BRASIL

Introdução

A Doença de Wilson (DW) é uma condição rara hereditária, de caráter autossômico recessivo, que está associada a mutações no gene ATP7B, responsável pelo metabolismo hepático do cobre ocasionando maior absorção e excesso de cobre que é depositado no fígado, córnea, articulações, rins e sistema nervoso central. O fenótipo da doença é muito heterogêneo, podendo no fígado apresentar-se como hepatite aguda fulminante, hepatite crônica, cirrose e câncer de fígado com indicação de transplante de fígado (TF). Os sintomas neurológicos podem não reverter com o TF.

Material e Método

Estudo observacional, retrospectivo, analítico avaliando 2196 TF, sendo 16 pacientes (0,73%) TF por DW. Os dados foram obtidos através de revisão dos prontuários e armazenados virtualmente no programa RedcapⓇ. As análises comparativas de idade e sexo foram realizadas pelo método qui-quadrado e as curvas de sobrevida por Kaplan Meir com nível de significância se p <0,05.

Resultados

Foram realizados 16 TF por DW no período do estudo, sendo 10 (62,5%) do gênero masculino, idade média 29,3 anos (Δ13 a 50) na data do procedimento. Apenas um paciente apresentava comprometimento neurológico (tremores, alteração de comportamento e disartria). Todos os pacientes apresentavam cirrose com MELD médio de 21 (Δ 18 a 36). Um paciente apresentava Hepatocarcinoma. Um paciente necessitou retransplantar por trombose da artéria hepática. A sobrevida de 30 dias, 1 e 5 anos foi de 100%, 81,3% e 64,7%, respectivamente.

Discussão e Conclusões

A DW foi causa infrequente de TF, incidindo principalmente em homens em uma faixa etária significativamente menor que nas outras causas de TF. A sobrevida pós TF na DW foi satisfatória e acima da média nacional descrita no Registro Brasileiro de Transplantes de órgãos.

Palavras Chave

Doença de Wilson; Transplante de Fígado; Sobrevida; Epidemiologia.

Área

FÍGADO – Registros/Resultados do Centro

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil

Autores

ANA CECÍLIA RIBEIRO COELHO, ANNA TERESA COELHO ANDRADE, RAFAEL TITO PEREIRA SOBREIRA, ELODIE BOMFIM HYPPOLITO, LUÍS ALBERTO DE FREITAS JÚNIOR, JOSÉ MILTON DE CASTRO LIMA, CLÉBIA DE AZEVEDO LIMA, BARTOLOMEU FEITOSA NETO, GUSTAVO RÊGO COÊLHO, JOSÉ HUYGENS PARENTE GARCIA