Dados do Trabalho


Título

GLOMERULOPATIA COLAPSANTE POS COVID-19 EM PACIENTES TRANSPLANTADOS RENAIS – RELATO DE CASO

Introdução

Transplantados renais são suscetíveis à COVID-19, devido morbidades associadas e imunossupressão. Desta forma, este estudo tem como objetivo descrever casos de transplantados renais que desenvolveram Glomerulopatia Colapsante, visualizada em biópsias do enxerto, após infecção pelo SARS-CoV-2.

Relato do Caso

G.F.S., 32 anos, transplantada renal em agosto/2017, com creatinina (Cr) de 1,35. Em Maio de 2020 apresentou diagnóstico de COVID-19 e após 3 meses, evoluiu com Cr 2,44 e biópsia de enxerto renal com achado compatível com Glomerulopatia colapsante. Em Agosto/2021 apresentou segundo episódio de COVID-19, com Cr de 7,90 e perda da função renal, com necessidade de retorno para hemodiálise. J.A.B., 41 anos, transplantado renal em outubro/2020, com Cr de 1,1. Evoluiu com disfunção renal e síndrome nefrótica 2 meses após o transplante. Não tinha história prévia de glomeruloesclerose segmentar focal e três biópsias do enxerto anteriores não revelaram esse achado, mantendo creatinina em torno de 1,5 em consultas subseqüentes. Em Junho/2021, cursou com diagnóstico de COVID-19 e Cr de 18,0 e necessidade de internamento. Após tratamento para COVID e estabilização dos sintomas evoluiu com Cr de 9,0, biópsia de enxerto renal compatível com glomerulopatia colapsante. Atualmente, retornou à hemodiálise por piora progressiva da função de enxerto renal.

Resultados

A glomerulopatia colapsante emergiu como uma nefropatia global distinta associada à infecção pelo SARS-CoV-2.

Discussão e Conclusões

Embora os pacientes descritos neste trabalho tenham se recuperado dos sintomas associados a COVID-19, houve persistência da lesão renal em todos os casos. Os fatos argumentam fortemente a favor de um nexo causal direto entre a infecção por SARS-CoV-2 e a ocorrência de glomerulopatia colapsante, evidenciada em biópsias do enxerto.

Palavras Chave

Glomerulopatia colapsante; GESF colapsante; Nefropatia associada a COVID-19.

Área

INFECÇÃO - SARSCoV2.

Instituições

Hospital Ana Nery - Bahia - Brasil

Autores

Sammara Azevedo Guedes, Tássia Aires de Castro, Ricardo José Costa Mattoso, Bruna Rafaela Carneiro