Dados do Trabalho
Título
TRANSPLANTE PULMONAR E CIRURGIA DE SEIOS DA FACE NA FIBROSE CISTICA: 20 ANOS DE EXPERIENCIA
Introdução
A associação de sinusopatia crônica e doenças respiratórias terminais com indicação de transplante pulmonar não é incomum, sendo a fibrose cística(FC) o protótipo deste grupo de patologias. Relatos recentes levantam as hipóteses que a colonização por patógenos em vias aéreas superiores podem se relacionar com a função e sobrevida do enxerto, entretanto faltam dados que suportem o impacto da abordagem cirúrgica nesses pacientes.
Material e Método
Estudo de coorte retrospectivo de centro único realizado no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado de São Paulo - SP entre 2003 a 2023, em receptores de transplante pulmonar por fibrose cística, submetidos a cirurgia dos seios da face para controle de rinossinusite crônica comparando colonização do trato respiratório e avaliação espirométrica pré operatória e 6 meses pós operatória.
Resultados
32 foram os pacientes transplantados de pulmão submetidos a cirurgia em seios da face, portadores de fibrose cística 2003 à Junho de 2023. A indicação comum foi infecções de repetição em trato respiratório superior. O microrganismo amplamente mais encontrado foi Pseudomonas Aeruginosas; Houve um aumento mediana de valores de VEF1 de 2,37 para 3,00 pós transplante.
Discussão e Conclusões
A abordagem cirúrgica em pacientes com sinusopatia crônica leva a redução da colonização em trato respiratório o que impacta em ganho, a médio prazo, de função pulmonar.
Palavras Chave
Transplante pulmonar;
Fibrose Cística
Área
CORAÇÃO/PULMÃO
Instituições
Instituto do Coração - Incor/HCFMUSP - São Paulo - Brasil
Autores
CARLOS EDUARDO FREITAS BELON, ELISSA AYUMI OKUNO, ISABELA SCHOENACKER CAUZZO, SILVIA VIDAL CAMPOS, RAFAEL MEDEIROS CARRARO, RICARDO HENRIQUE OLIVEIRA BRAGA TEIXEIRA, PRISCILA CILENE LEÓN BUENO, ANDRE NATAN COSTA, FLAVIO POLLA DOS REIS, LUIS GUSTAVO ABDALLA, JULIANA PATRICIA PIRES, LUCAS MATOS FERNANDES, SAMUEL LUCAS SANTOS, JOAO PEDRO CARNEIRO LEAO, PAULO MANUEL PEGO FERNANDES