Dados do Trabalho


Título

PROVAVEL DOENÇA DE HAFF EM TRANSPLANTADO RENAL

Introdução

A Doença de Haff (DH) é um tipo raro de rabdomiólise, caracterizando-se pela necrose muscular induzida por toxinas encontradas em certos pescados. No presente relato, descrevemos o caso clínico de um paciente transplantado renal (TxR) que apresentou graves episódios de rabdomiólise inexplicável após ingestão de lambaris.

Relato do Caso

Paciente masculino, 43 anos, realizou TxR em 2012. Em 01/10/2019, é internado com mialgia, fadiga, aftas, inapetência e êmese há 2 dias. Relata ingestão de lambaris há 3 dias. Refere ter realizado esquema vacinal recentemente. Em uso de dipirona, tacrolimo, micofenolato sódico e prednisona. Creatinofosfoquinase (CPK) inicial de 29.273, creatinina (Cr) de 6,5 mg/dl, aumento de enzimas hepáticas e lesão renal aguda (LRA). Durante a internação, apresentou episódio de agitação e delírios persecutórios. Realizada hidratação intensa, evoluiu com melhora dos sintomas e normalização dos níveis de CPK e Cr. Em dezembro, é internado apresentando CPK >15.000 e Cr de 6,6. Relata síncope há 4 dias, ficando inconsciente por 1h30. Refere picos febris, urina escura, e períodos de agitação e confusão. Cr de 1,7 e CPK de 774 na chegada. Negou uso de anti-inflamatórios não esteroides, outras vacinas, ou alteração das medicações. Evadiu o hospital por quadro de alucinações auditivas e visuais.

Resultados

Paciente apresentou quadros de rabdomiólise, LRA, e psicose orgânica inexplicáveis após ingestão de lambaris.

Discussão e Conclusões

Pacientes que apresentarem mialgia e fraqueza de etiologia desconhecida devem ser questionados sobre o consumo de pescados 24h antes do surgimento dos sintomas. Devido às condições socioeconômicas do Brasil, a DH tem caráter de emergência e se caracteriza como um evento de saúde pública.

Palavras Chave

Doença de Haff; rabdomiólise; transplante renal

Área

INFECÇÃO - Outros – Rim

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Sofia Vezzani Kieling, Laura Martins, Alana Almeida Campione, Rosana Bruno, Patricia Campos D'Álmeida Bianco, Valter Duro Garcia