Dados do Trabalho
Título
Características hemodinâmicas de potenciais doadores de órgãos e tecidos na região norte do Brasil
Introdução
Introdução: presente estudo tem como objetivo caracterizar hemodinâmnicas relacionados ao potencial doador de órgãos e tecidos no norte do Brasil.
Material e Método
Material e Método: trata-se de um estudo documental, descritivo, realizado a partir de fontes secundárias de prontuários da Organização de Procura de Órgão, em um hospital de referência em politraumatismos e traumas neurológicos de maior complexidade no norte do Brasil, nos anos de 2016 a 2020.
Resultados
Resultados: 316 notificações compuseram a amostra do estudo, a maioria eram homens (61,7%), com média de idade de 38,4 anos (dp±18,2) Quanto as características clínicas foram 19,3% (n=61) necessitaram de hemoterapia; 34,5% (n=109) tiveram parada cardíaca durante a internação no serviço hospitalar; 2,8% (n=9) apresentaram algum tipo de choque, prevalecendo a infecção com 27,5% (n=87); 63,9% (n=202) realizaram uso de antibioticoterapia; 93,4% (n=295) estavam utilizando algum tipo de droga vasoativa, sendo a mais comum a noradrenalina, em 92,1% (n=291) dos casos.
Discussão e Conclusões
Discussão e Conclusões: o referido estudo mostra as características clinicas dos potenciais doadores de órgãos e tecidos no norte do pais. Nota-se que há uma instabilidade hemodinâmica importante deste paciente, o que conduziu um número significativo de potenciais doadores a parada cardíaca. Outro dado importante é o fato de 19,3% deles necessitarem de hemoterapia. Reforçando a instabilidade clinica destes pacientes. Tais dados são fundamentais para que autoridades de saúde e gestores dos hospitais possam criar estratégias efetivas para no sentido de minimizar o risco de perda destes potenciais doadores. Ainda, mostra a necessidade urgente de criar protocolos para apoiar esses profissionais na manutenção do potencial doador.
Palavras Chave
Obtenção de Tecidos e Órgãos; Qualidade de vida; Saúde; Morte Encefálica; Transplantes.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação
Instituições
Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil
Autores
HELEN CRISTINE ALBUQUERQUE BEZERRA, Gilsirene SCANTELBURY DE ALMEIDA, MARCOS VINICIUS MONTEIRO LINS DE ALBUQUERQUE, Marcos LIMA DO NASCIMENTO, FABÍOLA SARMENTO DA SILVA, NEIDE DA SILVA KNIHS